Entendendo a pele seca

Crédito da Imagem: health.com

Uma mulher com pele seca pode não só sentir-se desconfortável como também enlouquecer. Mas o pior de tudo é a coceira - o tipo de coceira avassaladora que faz você sentir-se como se estivesse infestada de pulgas, e muitas vezes a mantém acordada à noite toda.

E se a coceira não bastasse, um problema de pele seca pode ser mais do que apenas uma questão superficial, dizem os especialistas.

Sua pele hidratada e saudável é a principal defesa do seu corpo contra a infecção. Se você deixar a sua pele ficar seca e/ou rachada, você estará dando a oportunidade de algumas bactérias entrarem e isso pode levar a problemas mais graves.

Primeiramente você precisa descobrir o que realmente está causando a sua pele seca. Para muitos, a pele seca não é um sinal de uma doença de pele, mas é simplesmente causada por alguns sabonetes, roupas, hidratante de má qualidade, chuveiros muito quente, ou até mesmo pelo medicamento que toma para alguma enfermidade (exemplo: psoríase, diabetes, hipotireoidismo e desnutrição).

O que causa pele seca geralmente é algo no meio ambiente ou algo que você está fazendo a sua pele. Menos frequentemente, a causa é interna, uma condição de saúde ou predisposição genética que está fazendo a sua pele secar.

Noções básicas sobre a pele:

Pele normal e saudável: é revestida com uma camada fina de lipídios naturais, ou substâncias gordas que mantêm a umidade, deixando a pele macia e flexível.

Pele seca: possui algumas vezes manchas ou gera coceira, podem aparecer em qualquer lugar, porém é mais comum nos braços, mãos, pernas e abdômen. A pele seca geralmente é mais sentida do que vista, mas em algumas pessoas, pode ser notada.

Se não for tratada, a pele seca pode levar a dermatite - inflamação da pele. A boa notícia é que, assim como a maioria das causas da pele seca são externas, a maioria das curas para a pele seca também são externas.

Crédito da Imagem: health.howstuffworks.com

Pele seca X o mau uso do hidratante

 

Se você tem pele seca provavelmente já experimentou um hidratante - se não dezenas. Mas ao mesmo tempo que os hidratantes são uma parte crucial no cuidado da pele seca, especialistas dizem que nem sempre usá-los faz muito bem.

O maior erro que cometemos é aplicar o hidratante sobre a pele seca. Você deve passar o hidratante quando a pele ainda está úmida, dessa forma ele irá aderir melhor.

Dica: ao sair do banho tire o excesso de água com a toalha e aplique o hidrante, espere secar para vestir-se.

Você também deve escolher o tipo certo de hidratante. Para pessoas com pele seca o recomendado são os hidratantes suaves, que não têm perfumes ou álcool. E atenção, nem sempre o mais caro é o melhor para você.

Pele seca X ar seco

 

O ar seco é provavelmente a causa mais comum de pele seca, especialmente durante o inverno. Durante o verão, o ar condicionado pode ter um efeito similar.

Dica: utilize um umidificador no seu quarto.

Pele seca X banhos quentes

 

A exposição prolongada à água, especialmente a quente, pode levar com ela os óleos naturais que protegem a sua pele. Se ao sair do banho sentir a pele repuxando é porque está seca.

 

Dica: utilize água morna e não se depile no chuveiro para que possa reduzir ainda mais o tempo de exposição na água.

Pele seca X sabonete

 

Um dos maiores problemas que as pessoas têm com a pele seca provém do sabonete, ele pode rapidamente retirar os óleos protetores da sua pele, e nós tendemos a usá-lo de forma demasiada.

Dica: A menos que você trabalhe num hospital, seja mecânico, borracheiro ... as únicas partes do corpo que precisam ser esfregadas com sabonete são o rosto, as mãos, os pés, a virilha, as axilas e claro as partes baixas. O resto do corpo pode geralmente apenas ser lavado com água.

Enquanto os nossos médicos e nossos pais sempre nos disseram para lavar as mãos com frequência, ironicamente, para quem tem a pele seca a busca de livrar-se dos germes pode secar a pele, rachar e até sangrar.

Muitos de nós escolhemos imprudentemente sabonetes com perfume ou sabonetes antibacterianos; eles geram muita espuma e dão a sensação de estarmos completamente limpos. Na verdade a espuma do sabonete remove os óleos da superfície da pele deixando-a seca.

E atenção, faça o que fizer, não use quaisquer instrumentos ásperos para lavar-se e não lixe a sua pele, com buchas ou esponjas, pois isto pode tirar os óleos naturais que mantém a sua pele úmida e saudável.

Pele seca X roupa

Não importa o quanto você ame determinada roupa, se é desconfortável para você, esqueça ! Por exemplo, se ao experimentar um suéter você já começar a se coçar, não compre, ele nunca vai deixar de te fazer coçar, na verdade só tende a piorar.

A pele seca é especialmente sensível ao contato com substâncias irritantes e tecidos, a roupa tem que te deixar confortável desde a primeira vez que colocá-la, certifique-se também de não está muito apertada, pois o atrito pode irritar ainda mais a pele seca.

Dica: Use sempre sabão em pó sem perfumes ou corantes, se a sua pele está irritada.

Pele seca X medicamentos

Alguns medicamentos têm como efeito colateral a secagem da pele. Se você observar o aparecimento de um problema de pele seca após o início de um medicamento, fale com seu médico, somente um especialista é capaz de ajudar a mudar a dose ou mudar a medicação.



A foto acima foi tirada do site da minha querida amiga Dani, lá você encontrará uma resenha deste produto que ela mesma testou e aprovou, talvez possa ajudá-las também, para ler a resenha clique aqui.

Porém se nada resolveu e se a sua pele seca está deixando sua autoestima lá em baixo, é hora de falar com um médico. Somente ele poderá ajudá-la a identificar as causas e indicar um tratamento.

Espero ter ajudado, até a próxima!

Alessandra

Comentários

  1. Le,

    Obrigada pela menção! Que honra :-)

    Bom...como toda viciada em cosméticos, adoro este tipo de matéria e acho que está bem completa. Você acertou em cheio!

    Posso ajudar, complementando sobre alguns tipos de cosméticos que ajudam.
    O que vou sugerir são experiências minhas como "cobaia voluntária" da indústria da beleza (e saúde) por anos. rs

    Então, vamos lá:
    1 - De fato, se sua pele ficar esticada demais no banho, o produto que está usando não está adequado para você. Geralmente é o sabonete. Em barra, pior. A "tecnologia" utilizada para fazer os sabonetes líquidos é muito mais avançada do que as do sabonete em barra. Por isto, este último resseca mais. O que se pode fazer? Troque o produto por um mais suave. Não quer gastar muito? Use produtos infantis, que tendem a ser menos agressivos.
    2 - No inverno a pele tende a ficar mais seca do que no verão. Mas é mais cruel ter que passar hidratante com a pele molhada e esperar secar para por a roupa. Dá um friio, e não famos nada direito. Mentira? rs Existem algumas saídas legais para isso: antes de entrar na água do chuveiro (a não ser que esteja imundo/a rs) use os famosos óleos para banho. Eles tem função de reter a água dentro da pele e ajudam a proteger durante o banho.
    3 - Se você perceber que tomou banho quente demais e sua pele ficou toda vermelha e ressecada, use uma loção pós-sol além do hidratante. É um truque que costumo utilizar bastante no inverno (sim, no inverno!, afinal tomamos banho com água mais quente e isto QUEIMA a pele.
    4 - Não lave o rosto antes de lavar o cabelo. O shampoo tira os óleos essenciais do rosto e a água que vem depois resseca em dobro. E envelhece!
    5 - Quando a pele começa a rachar, já passou muito tempo da hora que você deveria ter começado a tomar uma providência. É hora de procurar um médico. Existem produtos, que são mais remédios do que cosméticos, para este fim.´

    Ale, minhas próximas resenhar serão sobre sabonete líquido (exatamente porque não gosto dos que resecam a pele). Quando estiverem no ar, te falo. Assim ficam mais dicas para suas leitoras.

    Beijos a todas e nada de pele desidratada hein! Tomem água, senão nem cosmético ajuda :-)
    Dani Castro - Opinião S.A.
    www.opiniaosa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, obrigada pelas dicas !
      E é sempre um prazer mencioná-la nas minhas matérias, afinal foi você a minha inspiradora ...
      Beijinhos
      Alê

      Excluir

Postar um comentário

Deixe um comentário, uma sugestão ou crítica.

Postagens mais visitadas deste blog

Escova inteligente, marroquina, egípcia e de chocolate.

FENG SHUI NO BANHEIRO OU LAVABO

Seguimentos da Hinode (Conheça os Produtos)