Escova inteligente, marroquina, egípcia e de chocolate.


Na semana passada, o Fantástico (Globo) fez uma denúncia sobre o uso ilegal de formol para alisar cabelos, que é utilizado desde o ano de 2000, e mostrou o mal que isso pode fazer a saúde. 

Crédito da Imagem: tianjinwe.com

Em 2004, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) fez um alerta: “O formol foi classificado como um agente reconhecidamente cancerígeno”, afirma Ubirani Barros Otero, epidemiologista do Inca.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o formol está relacionado ao aparecimento de tumores no nariz, na boca, na faringe, na laringe e na traqueia. Também pode atacar o fígado já o câncer pode levar anos para aparecer.

Em concentração tóxica, o formol atinge o organismo de várias maneiras. Em contato com o couro cabeludo, ele provoca uma espécie de queimadura química. A pele fica irritada e, em resposta, o corpo aumenta a circulação de sangue naquela região.

O formol, também conhecido como formaldeído, penetra pela área ferida e cai diretamente na corrente sanguínea, se espalhando pelo corpo. Durante a aplicação nos cabelos, ele evapora e pode ser inalado por TODOS que estão no ambiente. A substância provoca irritação do nariz e da garganta. Em casos extremos, a pessoa pode ter uma laringite aguda e ficar sufocada.

Ao descer pelo organismo, causa ainda o fechamento da traqueia e dos brônquios, também dificultando a passagem de ar. Em casos extremos, o formol pode levar ao colapso da circulação. Isso acontece quando há uma dilatação geral do organismo. O coração é afetado e há uma queda de pressão. A pessoa pode entrar em choque e morrer.

Como não teve resultado em 2009 a Anvisa proibiu a venda de formol puro no país todo. Mesmo assim, ele continuou sendo usado agora com outros nomes: escova inteligente, marroquina, egípcia e de chocolate.

Atenção: Toda cabeleireira(o) sabe que tem formol no produto pelo cheiro e mulheres: 0,2% de formol não alisa cabelo. Se a mistura utilizada em seus cabelos alisar, é porque tem mais formol do que devia. Na quantidade de 0,2%, autorizada pela Anvisa, o formol atua apenas como conservante e não provoca riscos à saúde.

Muitos produtos são manipulados ou “batizados” no próprio salão de beleza e isso é considerado crime hediondo, mas a procura pelo cabelo liso gerou um mercado clandestino de venda de formol. Na internet, várias páginas oferecem a substância pura para ser usada em alisamentos.

Dica* O médico Luciano Barsanti explicou que existem quatro substâncias legalizadas que são usadas nesses tipos de alisamentos: hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, tioglicolato de amônia e hidróxido de guanidina. Essas quatro substâncias não fazem mal à saúde, desde que aplicadas corretamente e adequadamente. O cabeleireiro tem que seguir o rótulo do fabricante e preparar o produto na frente da cliente. Outro cuidado é indispensável: É importante e fundamental que seja feito o teste da mecha, com isso o profissional e a própria cliente têm a condição de saber se o cabelo recebe bem o produto e se ele não vai se danificar. 

Para cada tipo de cabelo, existe uma forma diferente de alisamento, com variações de aplicação, duração e preço:

Fios Crespos: o alisamento deve ser feito com hidróxido de sódio (pH 12). O produto é uma pasta branca, levemente amarelada, sem cheiro. A aplicação é feita com pincel e dura 30 minutos.

Fios Mistos: deve ser alisado com hidróxido de guanidina (pH 11). É um creme com óleo que precisa incluir massagem capilar. O tratamento dura 45 minutos.

Tanto o hidróxido de sódio quanto a guanidina vão deixar o cabelo crescer liso até 60 dias e enrola a partir da raiz até os 100 dias. Depois disso, volta a ficar crespo.

Fios Ondulados: podem ficar lisos com tioglicolato de amônia (pH 9), que vem em creme e é necessário passar a chapinha. O procedimento leva 1 hora. Este deixa os fios lisos até 150 dias. Com 180 dias, ele volta a crescer na raiz. A partir disso, fica crespo novamente.


Dicas pós-alisamento: usar xampu para cabelos secos ou alisados, aplicar leave-in diariamente, retocar o alisamento quando o cabelo crescer 5 cm, e somente na parte crescida.

ATENÇÃO GRÁVIDAS: mulheres grávidas ou em fase de amamentação não podem fazer nenhum procedimento químico capilar.

 Credito da Imagem: 21huazhuang.com

A minha primeira escova progressiva foi feita num salão da Zona Norte-SP e a cabeleireira fez todos os teste e utilizou a Guanidina, não tive nenhuma reação alérgica, pelo contrário, sai de lá feliz e fiquei com os cabelos lisos cerca de 6 meses.

Minha segunda e última foi frustrante, na verdade me senti enganada, pois foi me mostrado um frasco da Kérastase e disseram que o formol utilizado por eles estava dentro dos padrões permitidos.

Mal começou a passar o produto e já comecei a sentir falta de ar e ardência no couro cabeludo. Ao reclamar me deram uma toalha para colocar no rosto, ligaram o ventilador na minha cara e disseram que era tudo normal, pois bem, não aguentei e mandei retirar imediatamente, o produto foi retirado mas o cheiro forte permaneceu no meu nariz, meu couro cabeludo ficou vermelho, escamou e ficou dolorido cerca de 5 dias.

Como era final de semana mandei um e-mail para o SAC da Kérastase questionando se era normal eu estar com a cabeça toda dolorida, eis que recebo uma ligação informando que a Kérastase não trabalha com este tipo de produto, fiquei espantada e a moça muito educadamente vendo meu desespero explicou, de uma forma mais técnica, mas querendo dizer que o profissional tinha “batizado” o produto, ou seja, pegaram o creme hidratante de uma empresa séria, adicionam o formol e aplicam nos meus cabelos.

Cuidado pessoal ! Vamos dizer não ao formol !

Espero com esta matéria ter esclarecido um pouco suas dúvidas ...

Até a próxima,

Fonte de pesquisa: Fantástico

Comentários

  1. Nossa que interessante Alessandra, inclusive eu sempre pesquiso muito sobre o uso do formol, e...realmente em alguns casos são usados de forma inapropriada...Mas eu Gostei muito desse post e realmente com toda sinceridade só aqui com esse post eu fui entender melhor porque eu vi a matéria no fantástico... mas não entendi muita coisa então procurei saber mais, e por fim encontrei um ótimo post falando sobre....Adorei muito !
    Matheus
    http://amaralstarlight.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Matheus, fiquei muito honrada em saber que pude esclarecer este assunto para você !
      Beijinhos
      Leleka

      Excluir
  2. Bom mesmo é não alisar os cabelos e ser feliz :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, os meus cabelos são ondulados, porém, como tenho muito cabelo, ele arma, sou contra o alisamento, só queria mesmo abaixar o volume.
      Quando encontrar um produto que faça isto posto uma resenha, prometo !
      Beijinhos
      Leleka

      Excluir
  3. Eu vi essa reportagem. muito boa!
    Seguindo aqui.
    Bjo

    http://sempreglamm.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cibele, obrigada !
      Já estou te seguindo também ...
      Beijinhos
      Leleka

      Excluir
  4. Olá flor,
    Adorei conhecer aqui viu e achei esse post bem bacana :D
    Estou te seguindo e ficarei muito feliz se você puder retribuir!
    Te convido a conhecer o LoLa! e espero que goste ^^
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, que bom que gostou !
      Com certeza já visitei, gostei e retribui.
      Beijinhos
      Leleka

      Excluir
  5. Nossa q ruim q sua segunda vez de escova foi frustante. Nunca fiz nenhuma no meu cabelo pq já faço descoloração então acho mta química, e tb ja é meio liso dai só uso chapinha mesmo. Mas ja ouvi dizer de mta gente q teve problemas com o formol e tem algumas pessoas q usam mesmo proibido. =X
    Tenha uma boa quinta-feira ;)
    by: Veve Pink
    http://portal-pattys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Muito Obrigada pelo seu comentário e volte sempre.
      Ótimo final de 5ª feira para você também!
      Ah, já estou seguindo seu blog ...
      Beijinhos

      Excluir
  6. o fato de sua segunda scova ter sido frustante não significa que tdo salão são desonesto eu mesma faço progressiva em meu cabelo a mais de 2 anos sempre com a mesma profissional e nunca tive qualquer reação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Com certeza, tanto que na 1ª escova não tive qualquer reação ...
      Apenas fiz a matéria para servir de alerta.
      Obrigada pelo comentário,
      Leleka

      Excluir

Postar um comentário

Deixe um comentário, uma sugestão ou crítica.

Postagens mais visitadas deste blog

FENG SHUI NO BANHEIRO OU LAVABO

Seguimentos da Hinode (Conheça os Produtos)