O Presente e a Roupa de Batismo

Conforme dito na matéria anterior, o batizado é uma cerimônia religiosa, portanto não cabe aos padrinhos e convidados darem brinquedos para a criança nesta data.

O indicado é que deem medalhinhas, escapulário, imagens sagradas e outros símbolos religiosos que possam envolver o bebê num sentido de proteção.

Se quiser ser mais tradicional os itens de prata são os indicados: placas e utensílios alimentares feitos a partir de prata são os mais procurados.

Outro presente que acho legal e diferente é um Fotolivro, você pode fazer uma montagem com as fotos desde o nascimento até o batismo com textos sobre o batismo.

Alguns padrinhos e até mesmo avós dão uma soma em dinheiro, embora não seja o tradicional, acaba sendo um presente bem-vindo.

Há algumas regras que não são muito utilizadas aqui no Brasil, como por exemplo, de os pais darem um presente para os padrinhos, para retribuir o presente que os padrinhos darão para a criança.

Os convidados não são obrigados a trazer presentes, a menos que esta seja a primeira vez que vê o bebê. Se você já tiver dado um presente numa visita anterior na casa dos pais, você não é obrigado a trazer um presente adicional.

Dica: Evite livros espirituais ou versões da Bíblia para jovens leitores, estes são presentes comuns e pode haver duplicidade.

Roupas

A tradição diz que os padrinhos que devem comprar a roupa da criança batizada, porém, por uma questão de gosto, quando os pais da criança anunciarem a data da celebração os padrinhos devem apenas se oferecer para comprar as roupas, mesmo porque muitas vezes a roupa a ser utilizada é uma herança de família querida, transmitida de geração em geração.

A roupa da criança pode ser de QUALQUER cor, porém como o branco simboliza a PUREZA é o mais indicado.

Quanto aos convidados e padrinhos é esperado que se vistam adequadamente, isto é, que utilizem um traje formal, evitando roupas muito curtas ou decotadas.

Algumas família após a cerimônia oferecem um almoço para os mais íntimos ou emendam com o aniversario de 1 ano, como eu fiz com o meu 1º filho e não aconselho, fica muito cansativo para todos.

No 2º filho fomos almoçar numa churrascaria com os padrinhos e avós, foi bem mais tranquilo.

Espero ter ajudado e bom batizado !

Alessandra

Comentários

  1. achei otimo, estava cheia de duvidas e agora estou ciente do papel dos padrinhos.obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Oque fazer quando os padrinhos decepcionam se tornam distantes? Existe alguma forma de cancelar e colocar outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não.
      O batismo e realizado apenas uma vez, por isso se diz que precisa pensar muito pra depois dar a criança pra alguem batizar.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  3. Gostaria de saber quem da o almoço ou à festa de batizado os pais ou os padrinhos.

    ResponderExcluir
  4. Quando os padrinhos são separados quem dá a roupa o padrinho ou a madrinha?

    ResponderExcluir
  5. Quando os padrinhos são separados quem dá a roupa do batismo é o padrinho ou a madrinha?

    ResponderExcluir
  6. Olá, fui convidada para ser madrinha de uma criança. Nunca fui madrinha antes. A mãe já me perguntou se eu irei dar a roupa de batismo para a criança. Eu respondi que sim. Nesse caso, quando os padrinhos dão a roupa, na tradição são os padrinhos que escolhem a roupa? Eles vão na loja e escolhem alguma roupa de batismo, é isso? Ou são os pais que tem que escolher a roupa? Minha dúvida é porque a mãe da criança usa quase que somente roupas de marca, roupas muito caras e assim também ela faz com a criança. No momento não estou trabalhando, e tenho medo de ela escolher uma roupa que eu não tenha condições de dar. Eu ate dei uma olhada nas roupas já, encontrei algumas muito bonitas que não são tão caras, encontrei umas que são de material bom, e que são vendidas como próprias para batismo. Não pretendo dar algo de qualidade ruim, apenas não tenho condições de dar uma roupa muito cara, algo de marca como a mãe está acostumada. Tradicionalmente, quando os padrinhos dao a roupa, são eles que escolhem, compram e dão, como se tivessem dando um presente normal mesmo? Ou são os pais que escolhem e os padrinhos apenas fazem o pagamento?

    ResponderExcluir
  7. Serei Madrinha de uma menina de 15 anos, a mãe resolveu batizar recentemente, e gostaria de saber se nesse caso, segue a regra de os Padrinhos darem a roupa, e se inclui calçados, maquiagem, cabeleireiro, essas coisas a mais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe um comentário, uma sugestão ou crítica.

Postagens mais visitadas deste blog

Escova inteligente, marroquina, egípcia e de chocolate.

FENG SHUI NO BANHEIRO OU LAVABO

Seguimentos da Hinode (Conheça os Produtos)