O Taj Mahal, na Índia, é a maior prova de amor!



Todo de mármore branco, um mausoléu sem igual, ouro e pedras preciosas, este é o Taj Mahal.

Foi construído por ordem do imperador Shah Jahan, o 5º imperador mongol como um monumento ao seu amor por sua 2ª esposa, Mumtaz Mahal.

A história do Taj Mahal é trágica, porém fruto de um duradouro amor, construído num sonho perfeito e simétrico em mármore que é uma das Sete Maravilhas do Mundo desde 2007.

Como tudo começou

Aryumand Banu Begam era a filha do 1º ministro na corte do pai de Shah Jahan, o imperador Jahangir. Shan Jahan a viu pela primeira vez no pátio do Palácio e diz a lenda que foi amor a primeira vista.

Em 1612, quando estavam ambos com 21 anos, eles se casaram e ela passou a ser chamada de Mumtaz Mahal, a "eleita/escolhida do palácio”.

Durante 18 anos ela o acompanhou em suas campanhas militares e lhe deu 14 filhos. Ela era sua companheira, conselheira e o inspirou a atos de caridade e benevolência para com os fracos e necessitados.

Em 1630, apenas dois anos depois de tornar-se imperador a vida da sua esposa foi interrompida no parto de seu 14º filho enquanto acompanhava o marido em uma campanha militar em Burhanpur.

Ela tinha apenas 39 anos e em seu leito de morte implorou ao amado que construísse um monumento em memória do grande amor que tinham um pelo outro.

Este monumento levou quase 20 anos para ser construído e estava destinado a tornar-se o Taj Mahal na Índia.

O Imperador após a morte da esposa

É dito que com a morte de sua esposa o imperador ficou tão desolado que se trancou em seus aposentos particulares durante um mês e quando ele finalmente saiu o seu cabelo estava todo branco.

O corpo de Mumtaz foi transportado de Berhanpur para Agra onde foi sepultado em uma cripta temporária, depois foi transferida e enterrada em um jardim nas margens do rio, também provisoriamente.

Com a fundação de seu mausoléu em 1631 e após a conclusão do Taj Mahal ela foi enterrada pela terceira vez no seu lugar de descanso final, quase 12 anos depois.

O imperador casou-se mais duas vezes, e ambas as esposas, foram enterradas em mausoléus pequenas no jardim do Taj Mahal.



Origem do nome Taj Mahal

A palavra "Taj" provem do persa, linguagem da corte mogol, e significa "Coroa", enquanto que "Mahal" é uma variante curta de Mumtaz Mahal, o nome formal na corte de Arjumand Banu Begum, cujo significado é "Primeira dama do palácio". Taj Mahal, então, refere-se à "coroa de Mahal", a amada esposa de Shah Jahan

Os filhos

Logo após o término do Taj Mahal na Índia, em 1648, Shah Jahan adoeceu gravemente. Como ele estava morrendo testemunhou a hostilidade feroz entre seus quatro filhos na luta para sucedê-lo.

Supõe-se que o imperador pretendesse fazer para ele próprio uma réplica do Taj Mahal original na outra margem do rio, em mármore preto, mas acabou deposto antes do início das obras por um de seus filhos , e que os restos de mármore negro que são encontrados no rio são as bases inacabadas do segundo mausoléu.

Seus 14 filhos tinham crescido em uma atmosfera de rivalidade, e a expectativa da morte do pai provocou neles uma competição selvagem por poder.

Aurangzeb tinha um agudo senso de realismo político e um apetite feroz pelo poder. Depois de uma amarga luta ele foi coroado imperador em 1658. Seu pai não havia morrido, como todos esperavam, mas doente e enfermo, Shah Jahan foi aprisionado por seu filho, o novo imperador no forte de Agra.

Ali permaneceu confinada por oito anos, sob prisão domiciliar, até sua morte. Da varanda da torre Burj Muasamman ele podia olhar para baixo e observar o belo monumento que havia criado para sua amada esposa, o Taj Mahal na Índia.

Saqueadores: uma ameaça para o futuro

O Taj Mahal tem sido alvo de saqueadores de muitas variedades há mais de 100 anos.

Diz a lenda que os britânicos, junto com os Jats, uma casta do norte da Índia, saquearam tapetes luxuosos, joias de prata, portas e tapeçarias.

Em 1830, Lord William Bentinck, governador da Índia, queria demolir o Taj Mahal e leiloar o mármore. A história diz que a equipe de demolição estava pronta para começar a trabalhar, mas parou porque Bentinck foi incapaz de tornar o sistema viável financeiramente.

Não há nenhuma evidência para esta história, que pode ter surgido como resultado de avarentas atitudes. No entanto, a Pesquisa Arqueológica da Índia, ainda acredita e argumenta que uma venda pela Companhia Britânica das Índias Orientais foi planejada por Bentinck, que falhou por não ter encontrado compradores.

O vice-rei britânico Lord Curzon ordenou um projeto de restauração maciça, concluída em 1908.

Suas ameaças mais recentes vem da poluição ambiental nas margens do rio Yamuna, incluindo chuva ácida que ocorre devido à refinaria de petróleo Mathura. Como Agra cresceu, pouco esforço foi feito para proteger o Taj dos estragos da poluição, que começaram a descolorir o mármore branco. No final de 1990, como o futuro do monumento estava parecendo ameaçado, o Supremo Tribunal ordenou o deslocamento de algumas indústrias para mais longe.

Há um plano para restaurar os jardins ao seu estado original, mas pode ser decidida a preservar os gramados que foram instalados por Lord Curzon.

Em 1983, o Taj Mahal foi designado pela UNESCO como Património da Humanidade e hoje é um importante destino turístico.

Espero que tenha gostado desta história, que na verdade, nem eu conhecia!

Alessandra

Fontes de Pesquisa e Imagens:

Comentários

  1. Adoro a cultura indiana, foi muito bom ler essa matéria e aprender um pouco mais sobre a Índia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sabrina!
      Eu também "amodoro" esta cultura!
      Obrigada pelo comentário e por participar do nosso sorteio.
      Sua inscrição foi aceita, verifique seu e-mail e boa sorte!
      Beijinhos,
      Leleka

      Excluir
  2. Como sou estudante do Budismo há algum tempo aprecio estilo de vida, cultura dos Indianos um Pais cheio de vida cores, pessoas e tradição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Carolina,
      A educação deles também é um exemplo para nós ...
      Beijinhos e boa semana para você!
      Leleka

      Excluir

Postar um comentário

Deixe um comentário, uma sugestão ou crítica.

Postagens mais visitadas deste blog

Escova inteligente, marroquina, egípcia e de chocolate.

FENG SHUI NO BANHEIRO OU LAVABO

Seguimentos da Hinode (Conheça os Produtos)