Cabelo e as dúvidas mais frequentes

 

Descubra se você é uma pessoa antenada no que diz respeito

aos cuidados e à beleza dos seus fios...


Cerveja e limão são muito bons para o cabelo, aonde?

Se você os aplicar diretamente no couro cabeludo vai ressecar não só ele como também as fibras do cabelo. É melhor incluí-los apenas na sua “dieta alimentar” e olhe lá. rsrs

Ovo cru no cabelo poroso é excelente para hidratá-lo?

A lecitina da gema do ovo protege contra a desidratação, mas ao lavar o cabelo o resultado não é nada positivo, pois a clara se adere de tal forma que é quase impossível retirá-la. É melhor incluir o ovo apenas em sua dieta e não em seu ritual de beleza.

Máscara de iogurte no cabelo o deixará sedoso?

O iogurte é muito bom para o cuidado do cabelo, mas não quando aplicado sobre ele, e sim como parte de sua alimentação diária porque acrescenta proteínas importantes à dieta.

Basta tomar dois litros de água por dia que se consegue um cabelo brilhante e radiante?

A água ajuda a manter a pele saudável e jovem já que proporciona a renovação celular e também colabora para a beleza dos fios. No entanto, você deve ter uma alimentação equilibrada, com proteínas, vitaminas, carboidratos e gorduras, pois a água por si só não tem todos os nutrientes necessários para seu corpo, pele e cabelos.

Pentear o cabelo cem vezes por dia é benéfico?

Pentear em excesso pode fazer com que o cabelo se quebre, caia e perca seus óleos naturais deixando-o seco e opaco. Por isso você deve penteá-lo somente quando for necessário ou 1 vez ao dia, antes de dormir.

Tingir constantemente deixa os cabelos brancos?

O processo de despigmentação é independente ao de coloração; a perda de pigmentos ocorre com o passar do tempo e é hereditária, não é causada pela tintura.


Aparar o cabelo todos os meses acelera o crescimento?

O corte serve apenas para retirar as pontas danificadas dos fios, mas não acelera o crescimento. Cortado ou não, o cabelo cresce cerca de 1 cm por mês.
Cortar o cabelo na lua cheia deixa o volume maior?

Acreditava-se que o que era bom para as plantas servia para o cabelo. Seguir as fases da lua é uma dessas crenças. Mas a ciência não comprovou relação entre o cabelo e o calendário lunar.

Mas eu vou contra, pois quando nos depilamos na lua crescente os pelos crescem bem mais rápido, concordam?

Lavar o cabelo todo dia faz os fios caírem mais?

Lavar o cabelo ajuda a tirar a oleosidade e não provoca queda. Os fios que vão embora durante a lavagem já iriam cair de qualquer forma, porque estavam em fase de queda.

Elástico, tiara e boné podem causar a queda dos fios?

Prender os cabelos com frequência e muita força pode levar a um processo de queda chamado de alopecia de tração. Então, evite amarrar os fios todos os dias e só use elásticos, fivelas e tiaras nas mechas secas!

Vestir boné não provoca queda de cabelo. Mas quem não tira o boné da cabeça o dia inteiro pode ter caspa e oleosidade excessiva no couro cabeludo. Isso, sim, pode favorecer a queda dos fios!

Lavar a cabeça menstruada faz mal?

Não há problema em estar menstruada e lavar os cabelos. Nesse período os hormônios fazem a oleosidade dos fios aumentar. Por isso, muitas mulheres sentem que precisam lavar o cabelo mais vezes. Porém se não estiver se sentindo bem, por experiência própria, não lave.

O cabelo cresce mais no verão?

O sol estimula a produção de alguns hormônios, como a melatonina. Eles estimulam o cabelo e aceleram o crescimento dos fios.
Anestesia depois do parto provoca queda de fios?

Não é a anestesia, mas os hormônios femininos que o corpo produz após o parto que provocam uma queda intensa de cabelo.

Deixar de secar o cabelo logo depois do banho faz os fios caírem?

Deixar o cabelo molhado não o faz cair. Se fosse assim, os nadadores, que permanecem horas seguidas dentro da água, seriam todos carecas!


O mar reduz a oleosidade?

O sal e o sol podem ajudar a diminuir a oleosidade. Mas cuidado com os excessos.

O contato prolongado da água do mar com os cabelos pode causar danos irreversíveis à camada proteica que protege o fio, chamada cutícula. Estes danos são mais rápidos e mais intensos quando os cabelos já foram submetidos anteriormente a procedimentos químicos, como tinturas e alisamentos, por exemplo, ou são expostos frequentemente a elevadas temperaturas, como “escovas” e uso de “chapinha”.

Sem a proteção natural proporcionada pela cutícula, o fio fica mais suscetível aos fatores nocivos ambientais, como radiação ultravioleta e vento, que são capazes de causar alterações químicas no interior das fibras capilares, tornando os fios quebradiços, sem brilho e difíceis de pentear.

Portanto, não só a pele precisa de cuidados especiais na praia, mas é fundamental proteger e tratar também os cabelos. A melhor maneira é evitar a exposição direta ao sol, o que também previne os danos solares sobre a pele. É importante reduzir o tempo de contato com água salgada.

Como tratamento, principalmente para cabelos mais sensíveis, recomenda-se o uso de condicionadores, seja na forma de leave-in ou com enxágue. Além disso, evite deixar os cabelos soltos ao vento, e muito cuidado ao pentear e desembaraçar os fios, pois eles ficam ainda mais frágeis quando molhados.

Retirar um fio de cabelo branco faz dois nascerem?

Os fios brancos ficam mais frequentes com o passar dos anos. Depois que você descobrir o primeiro fio branco no seu cabelo, conforme-se, porque outros aparecerão.

Chá de camomila clareia o cabelo?

Sim, o chá de camomila clareia os fios, mas não é um descolorante. Funciona só em quem tem fios claros e quer evidenciá-los.

Espero que estas dicas tenham servido para vocês!

Na próxima matéria escrevo sobre shampoo, condicionador, cremes ...

Até lá,


Fonte de Pesquisa:

Comentários

  1. Olá Renata, bom dia!
    Muito Obrigada pelo elogio e dica ...
    Está acontecendo um sorteio aqui no Blog, se quiser participar preencha o formulário constante na matéria: 1º Sorteio no Blog da Família Frota Guedes. Aguardo você!
    Beijinhos,
    Leleka

    ResponderExcluir
  2. Excelentes informações... nem me fale de cabelos brancos, desde a adolescência sofro com eles e é bem verdade, depois que o primeiro surge...paciência!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bom Dia e Feliz Páscoa!
      Muito Obrigada pelo elogio...os meus estão começando agora, ainda estou no lucro, rsrs.
      Está acontecendo um sorteio aqui no Blog, se quiser participar preencha o formulário constante na matéria: 1º Sorteio no Blog da Família Frota Guedes. Aguardo você!
      Beijinhos,
      Leleka

      Excluir
  3. Olha gosto muito de artigos que falam sobre mitos e verdades seu post é bem completo parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michel, Feliz Páscoa para você e todos os seus!
      Que bom tê-lo novamente por aqui ...
      Tenho mais alguns mitos e verdades para postar, fique de olho.
      Leleka

      Excluir
  4. Ótima matéria, tem boas dicas

    Lívia Neto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lívia!
      Obrigada pelo comentário e boa semana para você.
      Leleka

      Excluir
  5. Gostei mais desta matéria, por que tirei algumas duvidas, aprendi coisas que nao sabia! beijos e obrigada ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila,
      Que bom que aprendeu coisas novas aqui no nosso blog, ficamos felizes!
      Está acontecendo um sorteio aqui no Blog, se quiser participar preencha o formulário constante na matéria: 1º Sorteio no Blog da Família Frota Guedes. Aguardo você!
      Beijinhos,
      Leleka

      Excluir

Postar um comentário

Deixe um comentário, uma sugestão ou crítica.

Postagens mais visitadas deste blog

Escova inteligente, marroquina, egípcia e de chocolate.

FENG SHUI NO BANHEIRO OU LAVABO

Seguimentos da Hinode (Conheça os Produtos)