Homens x Cabelos

Foi-se o tempo em que cuidar dos cabelos era coisa de mulher. Os homens estão cada vez mais vaidosos e muitos não têm vergonha de admitir que frequentam o salão de beleza.

Na hora de escolher o novo visual, assim como para as mulheres, os famosos servem de inspiração. Atualmente três metrossexuais do esporte são os mais copiados:

O inglês Beckham, o português Cristiano Ronaldo e o santista Neymar, este aliás, você pode até não gostar, mas não tem como negar que o look do craque é sucesso de público e, por isso, o moicano não poderia ficar de fora desta lista.

Os galãs mais copiados de Hollywood são Brad Pitt, o maduro George Clooney (com seus fios grisalhos), o espanhol Javier Bardem (com seu estilo “cafajeste”), Tom Cruise (com cortes comportados e clássicos), Matt Damon (com o tradicional visual escovinha) e para finalizar, não poderia faltar o dono do corte masculino mais comentado dos últimos tempos: o cantor Justin Bieber, que fez muito sucesso entre os adolescentes, sua franja que jogava de lado marcou um estilo.

O Cabelo e a idade

Aos 20 anos: ele é saudável e jeitoso, mesmo com muitos maus-tratos, um exemplo são os banhos diários usando o shampoo que está ao alcance das mãos ou até mesmo sabonete, que além de lhe tirar as proteínas os ressecam. Se não bastasse ainda finalizam o penteado com uma generosa camada de gel, que causa o acúmulo de produtos nocivos.
Aos 30 anos: você não deve ter notado, mas seu cabelo pode estar se tornando mais fino. Isso não quer dizer, necessariamente, que você esteja careca. Na verdade, o número de folículos capilares enraizados em seu crânio pode ser o mesmo, mas cada fio individual está menos grosso do que antes. O que isso significa? Que seu cabelo seca mais rapidamente, cai e fica sem brilho.
Aos 40 anos: queda de cabelos é grande. A solução mais sofisticada é lidar com o que você tem. “Corte o cabelo mais curto e rente à cabeça”, sugere Christina Griffasi. Deixe crescer barba e bigode e corte-os rentes para equilibrar com o cabelo.
Aos 50 anos: vale lembrar que cinza não é uma cor feia. Ela combina com tudo, incluindo a firmeza de espírito. Entretanto, se você optar pelo tingimento de seu cabelo, pague por uma tintura profissional para que ele não termine com nuances azuladas. A idéia, de qualquer maneira, não é acabar com o grisalho, mas suavizá-lo. “Se você tem 60% de seu cabelo grisalho, fique com 30% dele”, diz Miano.

Cuidados básicos:

Limpeza é um passo fundamental: não dá para usar qualquer produto (muito menos sabonete) e achar que vai dar na mesma. Tipos e estados de cabelos precisam de cuidados diferentes.

Muitos homens têm cabelo com tendência oleosa, o que acontece por conta da concentração de certos hormônios (inclusive a testosterona), fatores genéticos, alimentação e estresse. O ideal é usar shampoo específico para cabelos oleosos a fim de remover melhor a oleosidade dos fios e do couro cabeludo, deixando o cabelo mais saudável. Apenas uma vez por semana, use um shampoo antirresíduos, pois o produto é muito adstringente e o uso diário pode provocar o efeito contrário: ao remover demais o sebo, as glândulas do couro cabeludo são ativadas e produzem mais sebo, trazendo mais oleosidade ao cabelo. Por essa mesma razão, vale evitar o uso de shampoo 2 em 1 neste tipo de cabelo.

Para os cabelos normais e um pouco secos, o 2 em 1 traz a vantagem de ser bem prático. Para os secos, ressecados ou danificados pelo clima, ambiente ou processos químicos, um shampoo para cabelos secos mais um condicionador na sequência deixarão os fios bonitos e saudáveis.

A melhor proteção para cabelos secos é simples: use shampoo para uso diário mais suave, que contenha pouco detergente, mas muito emoliente, eles evitam que o cabelo fique seco e quebradiço. Para um pouco mais de volume, use um condicionador suave, do tipo que se aplica depois de secar os cabelos com a toalha, dará um leve efeito de penteado.

Quem tem cabelos mais longos precisa investir em uma maior hidratação e máscaras de tratamento, pelo menos uma vez por semana.

Sobre a cor de cabelos, fica mais suave usar um tonalizante para escurecer ou clarear algumas mechas. Para os cabelos grisalhos e brancos é recomendado usar shampoo específico que contém na sua fórmula ativos que evitam o amarelamento dos fios.

O corte de cabelo dá para variar. Por exemplo, desfiar traz mais leveza. A indicação é procurar um bom cabeleireiro e buscar um corte de acordo com o formato do rosto. A manutenção pode ser feita no seu cabeleireiro habitual. E se não der certo é só mudar de novo daqui a algumas semanas.

O penteado, a valorização do corte e a finalização são os ítens que fazem a diferença. Um bom corte traz versatilidade e valoriza o seu cabelo. O gel pode ser usado no cabelo molhado, em pouca quantidade para só fixar as mechas no lugar ou em maior quantidade para um efeito molhado arrumado. Pomadas modeladoras têm texturas mais secas; as mais cremosas se fundem na textura do cabelo e nem dá para parecer que você usou. A dica para fixadores e finalizadores é colocar uma pequena quantidade na palma da mão, esfregar entre as palmas e trabalhar mecha por mecha, usando os dedos para não sobrecarregar os fios. Evite a raiz do cabelo.
      


Shampoo Anti-Caspa

O aparecimento da caspa pode ser desencadeado por fatores genéticos, ambientais (como variações de temperatura e umidade) ou relacionados à saúde (como, por exemplo, estresse, desordens nutricionais, entre outros), vale prestar atenção em qual dessas condições há um aumento da caspa e procurar orientação de um médico.

Segundo Federico Kladt, gerente de Desenvolvimento de Produtos para Cabelos da Natura, a caspa se manifesta na forma de escamas claramente visíveis na superfície do couro cabeludo, podendo ocorrer gradualmente o surgimento de vermelhidão e coceiras. Segundo Fred, a limpeza e higienização do couro cabeludo são muito importantes para quem tem caspa:

“Não há problema de lavar todos os dias, mas deve-se usar um shampoo especial anticaspa que vai tratar esse fungo e acalmar o couro cabeludo. O importante é massagear o couro cabeludo de maneira suave, evitar o uso de condicionadores na raiz e usar loção de tratamento nesse local. Evite fixadores e modeladores durante um tempo”, recomenda.

E aí homens, gostaram das dicas? São fáceis de seguir, nem podem reclamar ...

Até mais,

Alessandra
Fontes de Pesquisa:


Comentários

  1. Olha caspa [e uma coisa que incômoda muitooo, quanto mais jovem sofria muito disso, mais eu faço o seguinte..espremo 3 limões em um como o suco eu jogo na cabeça direto sem aguá nem nada deixar a gir por 3 minutos massagem levemente, repita isso 3/4 dias seguidos dependendo de como esteja sua cabeça com caspa..pronto a caspa vai embora...se depois de algum tempo ela voltar repita isso e fique tranquilos por meses..

    parabéns pelo artigo e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michael,
      É verdade ... é muito chata e incômoda!
      A minha é emocional, basta ficar nervosa para ela aparecer ...
      Obrigada pela dica e bom final de semana,
      Leleka

      Excluir

Postar um comentário

Deixe um comentário, uma sugestão ou crítica.

Postagens mais visitadas deste blog

Escova inteligente, marroquina, egípcia e de chocolate.

FENG SHUI NO BANHEIRO OU LAVABO

Seguimentos da Hinode (Conheça os Produtos)