Cabelo e as dúvidas mais frequentes – Parte II


Na matéria anterior desvendamos algumas lendas, nesta matéria vamos explicar mais sobre a função dos produtos para cabelos.



Principalmente para os homens lavar os cabelos é algo corriqueiro e muitas vezes automático. Mas é preciso saber associar o shampoo e o condicionador, de preferência da mesma marca, para obter um melhor efeito e não ter problemas como a mistura de fragrâncias.

Quando o cabelo fica oleoso é porque você está utilizando o condicionador de maneira inadequada. Ele deve ser aplicado a partir da metade do cabelo até as pontas, que costumam ser a parte mais ressecada, nunca na raiz.

O condicionador deve ser aplicado sempre que você utiliza o shampoo, pois ele é responsável por fechar as escamas, hidratar e reparar os fios, deixando-o saudável, fácil de controlar e brilhante.

Mas atenção! Como o condicionador fecha os poros capilares, a incidência de caspa também aumenta! O correto é sempre seguir as instruções da embalagem e deixar o creme agir no tempo indicado. Se o cabelo ficar mais tempo em contato com o creme, ele pode ficar oleoso em vez de bonito.

Já o finalizador serve para proteger os cabelos de eventuais danos, facilitar a escovação e hidratar. Pode ser aplicado nos fios secos ou ainda úmidos.

Muitas pessoas trocam de shampoo regularmente por acreditar que o cabelo se acostuma a ele, mas nem sempre é assim; se você encontrar um shampoo adequado para seu tipo de cabelo isto não irá mais acontecer.


Produtos 2 em 1, sabão de coco e anticaspa

O shampoo/condicionador ou mais conhecido como 2 em 1 deve ser utilizado quando você quer seu cabelo leve e macio, mas não dispõe de muito tempo. A melhor alternativa é utilizá-los separadamente para obter um ótimo resultado e todos os diferentes benefícios dos 2 produtos.

O sabão de coco não é recomendado, pois pode facilitar a quebra e deixar a cutícula dos fios muito aberta.

Já o shampoo anticaspa age diretamente no couro cabeludo, retirando a oleosidade e limpando a caspa (inflamação que surge pelo excesso de sebo na região). O produto também tem ação anti-inflamatória e deve ser usado apenas no couro cabeludo, massageando com os dedos.

Mas atenção, se o tratamento com shampoo anticaspa for insuficiente, procure um médico.

Mousse, espumas, sprays, gel, pomadas ...

Estes produtos são bons para conseguir um determinado visual, mas depois são eliminados quando lavamos o cabelo.

O mousse dá fixação, volume, maciez e hidratação. Se usado em excesso, pode deixar os cabelos oleosos e, se aplicado no couro, também pode causar caspa.

Já os sprays são à base de resinas, alguns contêm proteção térmica e promovem fixação e controle dos fios. Não dão condicionamento ou hidratação e, se não forem removidos corretamente, podem quebrar os cabelos.

O gel nos cabelos, por sua vez, dá efeito de brilho molhado e fixação por longos períodos. Não faz nenhum condicionamento ou hidratação, e pode causar caspa. E os que contêm álcool agridem muito os fios.

Quanto às pomadas, existem diferentes formulações com ceras, vaselinas, resinas ou silicone. Geralmente fixam, algumas hidratam e protegem os fios do calor. Se aplicadas em excesso, podem deixar os fios oleosos e criar caspa.

Compostos do shampoo e do condicionador

- A água é um veículo básico em que os elementos são misturados;
- Os detergentes limpam os fios e abrem as escamas;
- Os amaciantes garantem a proteção do cabelo, o fechamento das escamas e a diminuição do volume dos fios;
- Os espessantes deixam o produto mais viscoso;
- E por último, os perfumes dão a fragrância desejada.

Alguns elementos podem ser adicionados às fórmulas de shampoo e condicionador para potencializar o efeito. Um deles é o óleo de argan, que funciona como fortalecedor, hidratante e antioxidante.

A árvore de argan é originária de uma região montanhosa do sul do Marrocos. Desenvolve-se em solo árido e pode viver até 200 anos. Seus frutos têm uma castanha muito dura, com uma a três sementes, das quais o líquido é extraído.

Mais de 80% da composição do óleo são ácidos graxos insaturados. Um deles é o linoleico, que carrega uma grande quantidade de ômega 6 (3x mais que o azeite de oliva). Por ser rico em vitamina E, o argan é um potente antioxidante.

Algumas pessoas acreditam que se colocar um pílula no shampoo o cabelo irá crescer. A pílula só age se tomada pela boca, e não se aplicada diretamente no cabelo, além do mais, misturar o comprimido pode fazer o shampoo perder algumas propriedades.

E aí gostaram da matéria? Espero que sim ...

Até a próxima,


Fontes de Pesquisa
Pantene

Comentários

  1. Adorei seu blog.muito bacana mesmo.
    Estou te seguindo, dp me siga de volta.bjus.Helena
    http://www.helenanossojesus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helena!
      Obrigada pelo carinho ...
      Também fui conhecer seu cantinho e estou te seguindo.
      Beijinhos,
      Leleka

      Excluir

Postar um comentário

Deixe um comentário, uma sugestão ou crítica.

Postagens mais visitadas deste blog

Escova inteligente, marroquina, egípcia e de chocolate.

FENG SHUI NO BANHEIRO OU LAVABO

Seguimentos da Hinode (Conheça os Produtos)