O que fazer para que os efeitos da escova sejam retardados?


Ao sairmos do salão de beleza, principalmente depois de uma escova, ficamos com aquele cabelo liso, leve e solto mas, bastam alguns dias, ou até horas, para que o cabelo apresente as temidas ondulações ou os arrepiados, a pergunta que não quer calar é: O que fazer para que estes efeitos sejam retardados?

Charbel Chelala, hair stylist proprietário do salão que leva seu nome, conta os segredos de uma boa escova:

A preparação dos fios é fundamental para garantir leveza e durabilidade, ou seja, é preciso usar um shampoo adequado para a textura ou necessidade do cabelo e nunca abrir mão do condicionador. O shampoo geralmente deixa os fios com pH negativo ou maior acidez e o condicionador neutraliza esse efeito. Esta combinação é fundamental para evitar que o cabelo fique com eletricidade estática, que provoca aqueles famosos fios arrepiados.

Tipos de secador e escova

A escolha do tipo da escova também é importante. Hoje em dia, o mercado oferece uma série de tamanhos, tipos de cerdas e materiais tecnológicos.

Escova com cerdas de turmalina, por exemplo, neutralizam a eletricidade estática dos fios deixando-os mais brilhantes e sedosos.

Charbel gosta da escova de turmalina e diz que ela tem a capacidade de fornecer íons para os fios, deixando-os mais brilhantes.

Antes de iniciar a escova, Charbel aplica um protetor térmico com ação antifrizz, que ajuda a não absorver excesso de umidade, mas atenção: A textura do produto é fundamental, uma vez que ele deve proteger e não deixar as madeixas pesadas.

O tipo do secador também influencia no resultado final. O profissional afirma que, ao contrário do que muita gente pensa, o secador não precisa ser muito quente, pois a alta temperatura do jato pode danificar demasiadamente os fios. O segredo de uma boa escova, na hora da secagem, está na tração, ou seja, puxar os fios várias vezes, principalmente na raiz. O secador que emite íons também ajuda a selar a cutícula do cabelo e deixa os fios mais brilhantes.

Para quem optou por uma escova com cachos nas pontas, o jato frio é a melhor pedida. O calor costuma desfazer os cachos, já o jato frio ajuda a modelar os fios na finalização.

Cuidados em casa

Para que a escova dure por mais tempo, alguns cuidados são fundamentais:

1º O vapor do chuveiro é um grande inimigo daquelas que querem os fios lisos por mais tempo então, enrole os cabelos em coques, por exemplo, usando prendedores ou grampos, use toucas de banho para evitar respingos e NUNCA prenda os cabelos com elásticos, pois podem criar marcas no formato.

2º Prefira fronha de microfibra para evitar que os cabelos fiquem arrepiados, o tecido de algodão e os sintéticos não ajudam a conservar a escova.

3º Evite passar a mão no cabelo ou escová-los muitas vezes, pois os fios ficam oleosos mais rapidamente.

4º Invista em hidratações quinzenais para recuperar a vitalidade dos fios.

Pontas Duplas

As pontas duplas aparecem quando o fio já sofreu muitos danos como: poluição, vento, radiação solar, tratamentos químicos, má alimentação ... vários são os motivos que podem fazer com que as pontas duplas apareçam.

O fio possui três camadas a cutícula, o córtex e a medula. Quando a cutícula é danificada o córtex pode ficar exposto e se partir em dois, três, que são as famosas pontas duplas. Depois que os fios chegam nesse ponto é a famosa frase: cortas as pontas! Mas não precisa ficar triste achando que nada pode ser feito. Manter hábitos diários saudáveis e o cabelo sempre bem hidratado, ajuda a evitar as pontas duplas, abaixo vão algumas dicas.

E aí gostaram das dicas?

 

Alessandra

 

Leia também estas outras matérias: Qual shampoo e condicionador ideal para o seu cabelo?, Cabelo e as dúvidas mais frequentes - Parte I, Cabelo e as dúvidas mais frequentes – Parte II, Escova inteligente, marroquina, egipcia e chocolate e Homens x Cabelos


Fontes de Pesquisa:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escova inteligente, marroquina, egípcia e de chocolate.

FENG SHUI NO BANHEIRO OU LAVABO

Terapia alternativa, complementar ou integrativa?