Produtos para os olhos e as alergias


São vários os produtos usados para realçar a beleza dos olhos: delineador, lápis para os olhos, rímel, sombra… e certamente você conhece alguma pessoa que tenha alergia a algum destes produtos e, independentemente da causa, essa reação comum nada mais é do que uma hipersensibilidade, uma resposta exagerada, do organismo a substâncias consideradas estranhas por ele. O que boa parte da população desconhece é a existência de um médico especializado na descoberta e tratamento desses quadros alérgicos: o alergologista.

“Os problemas mais comuns são olhos secos, alergia e irritações. E nesses casos o tratamento deve ser feito rapidamente, pois podem evoluir até para uma irritação crônica”, afirma o oftalmologista André Rangel, membro da Academia Americana de Oftalmologia (AAO).

Vários são os fatores causadores dessas alergias, mas os que mais se destacam são:

1.) Produto vencido: A maquiagem velha se torna um ambiente propício para a proliferação de fungos, por isso, qualquer alteração no cheiro, cor ou consistência é sinal que algo está errado. A maquiagem dentro do prazo de validade assegura menor risco de toxicidade, alergia ocular e contaminação.

2.) Compartilhar maquiagem: Compartilhar maquiagem com outras pessoas pode trazer riscos, já que fungos, bactérias e alergias podem ser transmitidos, causando contaminação ocular. Maquiagem não é algo que possa ser emprestado.

3.) Produtos à prova d’água: Eles costumam conter nylon e fibras de rayon que podem entrar nos olhos. Além disso, para retirar o rímel à prova d’água é necessário usar um demaquilante bifásico (água e óleo) para ser removido, o que pode resultar em um acúmulo de oleosidade nas bordas das pálpebras.

4.) Dormir com a maquiagem: A velha dica de limpar a pele antes de dormir também vale para os olhos. A maquiagem deve ser adequadamente removida, pois a sua não remoção favorece inflamações oculares. A maquiagem deve ser retirada sempre para diminuir o risco de toxicidade e desenvolvimento de alergias. A melhor e mais segura maneira de limpar a maquiagem é com água e xampu neutro. O uso de demaquilantes deve ser feito com cuidado para que não entre em contato direto com os olhos, o que pode causar lesões de conjuntiva e córnea em pacientes com predisposição.

E, no caso de alguma irritação, lave exaustivamente a região com soro fisiológico, água fervida ou filtrada, irrigue os olhos com soro fisiológico ou lágrima artificial, faça compressas geladas e suspenda imediatamente o uso da maquiagem. Caso a irritação persista, não se medique. A indicação é procurar um oftalmologista e/ou alergologista para fazer o tratamento correto.

POR QUE CUIDAR?


Há quem subestime as alergias, mas elas podem provocar sintomas muito perigosos e até matar. A anafilaxia é uma reação grave a alérgenos que, de tão exagerada, compromete todo o organismo, dificultando a respiração e causando perda de consciência. A forma mais grave desse quadro - o choque anafilático - geralmente acaba em morte caso não haja atendimento urgente. As crises de asma, que causam chiado no peito, falta de ar e muita tosse, se não tratadas, prejudicam os pulmões e podem provocar a morte. Outra doença conhecida, a rinite alérgica, desencadeada por poeira ou mofo, provoca a obstrução das vias nasais, além de coceira nos olhos, na garganta, no ouvido e no céu da boca.


Compre sempre produtos de boa procedência, verifique se é hipoalergênico e se foi testado oftalmo e dermatologicamente.

Espero que as dicas ajudem!

Alessandra

Fontes de Pesquisa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escova inteligente, marroquina, egípcia e de chocolate.

FENG SHUI NO BANHEIRO OU LAVABO

Seguimentos da Hinode (Conheça os Produtos)