Terapia alternativa, complementar ou integrativa?


Terapias alternativas

Segundo definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), terapias alternativas são práticas utilizadas em substituição às da medicina tradicional. Este termo sugere que o tratamento médico seja substituído por algum tratamento não convencional. Por exemplo: plantas medicinais, suplementos, chás, entre outros.

Terapias complementares

Deve funcionar em conjunto com a medicina tradicional de forma agregadora e não substitutiva, ou seja, são usadas para complementar o tratamento indicado pelo médico. Por exemplo: fitoterápicos, florais, ayurveda, entre outros.



Terapias integrativas

O termo integrativa é usado quando há associação da terapia médica convencional aos métodos complementares e/ou alternativos, a partir de evidências científicas. Essas terapias podem ajudar na prevenção de doenças por terem um entendimento mais amplo do processo saúde-doença.
Esses procedimentos são chamados de Práticas Integrativas e Complementares (Pics), pois utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para curar e prevenir diversas doenças, como por exemplo depressão e hipertensão.
Tanto as práticas complementares, quanto as práticas integrativas fazem parte da política nacional, ou seja, homeopatia, fitoterápicos, medicina tradicional chinesa e acupuntura fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS).
Atualmente a Oncologia Integrativa tem sido muito incentivada pelo Office of Cancer Complementary and Alternative (OCCAM), que foi criado em 1998 como órgão do NCI, departamento vinculado ao National Institutes of Health (NCI)dos Estados Unidos. O NCI tem uma longa tradição de fomentar a pesquisa científica das abordagens alternativas no câncer e, assim, o OCCAM foi criado para coordenar a pesquisa da MAC e sua relação com a prevenção, diagnóstico, tratamento e efeitos colaterais do tratamento convencional do câncer.
Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas/ complementares, pois é uma abordagem que envolve cuidado com o corpo, mente e espírito:
 
1) Práticas Baseadas na Biologia: remédios à base de ervas, vitaminas, outros suplementos dietéticos;
2) Técnicas Mente-Corpo: yoga, meditação, visualização; artes expressivas (musicoterapia, arteterapia, dança);
3) Práticas de manipulação corporal: massagem, reflexologia, exercícios
4) Terapias Energéticas: terapia do campo magnético, reiki, toque terapêutico, qigong;
5) Sistemas Médicos Tradicionais: Medicina Tradicional Chinesa (MTC), Homeopatia, Medicina Ayurvédica e Medicina Alquímica.  
 
QUEM PODE APLICAR?

Segundo a resolução n° 1499/98 do Conselho, médicos não podem ministrar práticas alternativas, mas podem recomendar as que são aceitas clinicamente.

A regra é válida apenas para o Sistema Único de Saúde e não interfere em tratamentos em consultórios particulares.



Fontes de Pesquisa:
http://www.abrale.org.br/
http://www.institutorodadavida.org.br/
http://www.personare.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escova inteligente, marroquina, egípcia e de chocolate.

FENG SHUI NO BANHEIRO OU LAVABO