Suco de caixa: mocinho ou bandido? – Parte I (suco de soja)



Olá Pessoal!

Primeiramente gostaria de desculpar-me pelos meses que fiquei ausente, mas sou da opinião que, para postar algo na internet, temos que pesquisar bem as fontes e escrever de forma clara, como estava sem tempo para fazer algo assim, achei melhor ausentar-me.

Bom vamos aos fatos, na semana passada deparei-me com uma notícia sobre um comunicado de “recall” do suco AdeS sabor Maçã que me fez pesquisar muito bem sobre o que oferecemos para nossos filhos.

Para quem não leu sobre o assunto, segue um resumo: 

A empresa Unilever Brasil anunciou um recall do suco AdeS Maçã devido a risco de queimadura; 96 caixas do produto de 1,5 litro do lote AGB 25 (data de fabricação: 25/02/2013 e validade até 22/12/13), distribuídos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná; estão impróprios para consumo, segundo o fabricante. A empresa detectou uma falha no processo de higienização, que resultou no envase das embalagens com solução de limpeza.

Segundo a empresa, a “falha” já foi solucionada, mas fica aí aquela insegurança todas as vezes que formos comprar produtos desta marca, eu sou assim e tenho certeza que muitos compartilham da mesma opinião.

Aproveitando o gancho farei uma matéria sobre o uso dos sucos de caixinha pelas nossas crianças.

No Brasil, adquirimos recentemente a “mentalidade” que a soja é um alimento saudável, por isto, oferecemos sucos a base de soja para nossas crianças e bebês. No entanto, os pediatras não recomendam o consumo indiscriminadamente.


Veja abaixo o que contem numa caixinha da Linha Kids do suco AdeS sabor maça 200ml, por exemplo:

Porção de 200ml (1 COPO)

%VD*
VALOR ENERGÉTICO
71kcal
4%
CARBOIDRATOS
15g
5%
LACTOSE
0g
**
AÇÚCARES
14g
**
AÇÚCARES (SACAROSE)
12g
**
PROTEÍNAS
1,2g
2%
GORDURAS TOTAIS
0,7g
1%
GORDURAS SATURADAS
0g
0%
GORDURAS TRANS
0g
**
GORDURAS MONOINSATURADAS
0,2g
**
GORDURAS POLIINSATURADAS
0,4g
**
COLESTEROL
0mg
**
FIBRA ALIMENTAR
0g
0%
SÓDIO
32mg
1%
VITAMINA B2
0,20mg
15%
VITAMINA B3
2,40mg
15%
VITAMINA B6
0,20mg
15%
VITAMINA B12
0,36µm
15%
VITAMINA C
6,75mg
15%
ÁCIDO FÓLICO
36µm
15%
FERRO
2,10mg
15%
ZINCO
1,05mg
15%

* % VALORES DIÁRIOS COM BASE EM UMA DIETA DE 2.000 KCAL OU 8.400 KJ- SEUS VALORES DIÁRIOS PODEM SER MAIORES OU MENORES DEPENDENDO DE SUAS NECESSIDADES ENERGÉTICAS. ** VD NÃO ESTABELECIDO

Para quem, como eu, desejava fugir de colocar refrigerante na lancheira e acreditava que o suco de caixinha a base de soja seria uma opção mais saudável, caiu do cavalo, na verdade não é bem assim!

Segundo uma pesquisa realizada em São Paulo pelo Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor (Idec), esses sucos contêm altos índices de açúcares (como podem observar na tabela acima), corantes, aromatizantes e conservantes (não tinha esta informação no site da marca).

Mas, se o seu objetivo é usá-lo também como uma alternativa para o leite de vaca, atenção:

“Nessas bebidas, a proteína de soja é superdiluída. Uma concentração tão baixa não traz os mesmos benefícios do leite de soja tradicional”, afirma Roberto Hermínio Moretti, professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade de Campinas (FEA/ Unicamp). 

Segundo a Unilever, fabricante do AdeS, quem tem intolerância à lactose ou precisa fazer um controle do colesterol deve optar pela versão original, que contém 5 g de proteína por porção de 200 ml, semelhante à dos produtos lácteos.


Em casos de pessoas alérgicas, como meus filhos, o suco em caixa se torna um consumo perigoso dependendo do tipo de corante presente na composição.

A tartrazina, por exemplo, presente em diversas marcas, acentua reações alérgicas em pessoas com asma brônquica.

Também devemos levar em consideração o uso de conservantes e aromatizantes, estes também podem causar alergias.

Como o uso abusivo dos aditivos é perigoso, especialmente para crianças, a PROTESTE reivindica que a mensagem “o consumo pode acarretar efeitos adversos na atenção e concentração da criança” seja incluída em produtos que contenham os seguintes aditivos:

Amarelo crepúsculo; Amarelo quinoleína; Carmosina (azorrubina); Vermelho allura (vermelho 4); Tartrazina; Ponceau 4 R e Benzoato de sódio.

A norma acima vale, por exemplo, em países europeus. Lá, os fabricantes já estão alterando seus produtos para evitarem a inclusão da frase de advertência. No Brasil, entretanto, esses aditivos ainda são amplamente utilizados, inclusive em produtos específicos para crianças.

Vamos torcer para que o Projeto de Lei (PL1271/11), que tramita na Câmara Federal, seja aprovado e proíba o uso do corante Amarelo Tartrazina pelas indústrias farmacêuticas, cosméticas e alimentícias.

Até lá, pais fiquem mais atentos aos rótulos e lembrem-se: na dúvida, não compre ou ofereça com moderação.

Até a próxima matéria,

Alessandra

Leia a continuação desta matéria: Suco de caixa: mocinho ou bandido? - Parte II (outros)

Fontes de Pesquisa:

Comentários

  1. Esses sucos são vilões, não tem quase nada de fruta e tem muita açúcar . . .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Concordo com você, isto quando também não têm sódio, corantes, conservantes ...
      Ficamos quase sem saída!
      Obrigada pelo comentário,
      Leleka

      Excluir

Postar um comentário

Deixe um comentário, uma sugestão ou crítica.

Postagens mais visitadas deste blog

Escova inteligente, marroquina, egípcia e de chocolate.

FENG SHUI NO BANHEIRO OU LAVABO

Seguimentos da Hinode (Conheça os Produtos)