Doação de medula óssea


Você sabia que o transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e algumas outras doenças do sangue?

Qualquer pessoa, com boa saúde é claro, entre 18 e 55 anos, pode doar medula óssea.

Ela é retirada do interior dos ossos da bacia através de punções e se recompõe em apenas 15 dias.

Tudo seria muito simples e fácil se não fosse o problema da compatibilidade entre as medulas do doador e receptor. A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a 1 (uma) em 1.000 (mil), por isso, estão sendo organizados Bancos de Doadores de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar; quando um paciente necessita de transplante esse cadastro é consultado e, se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

Para o doador, será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte. A doação de medula óssea, como dos demais órgãos e tecidos, é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo.

Como tornar-se um doador de medula óssea

Será retirada, por sua veia, uma pequena quantidade de sangue (10 ml.), este será “tipado para HLA” (exame de laboratório para identificar sua característica genética) e colocado no Registro Brasileiro. Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada, e, se você for compatível, outros exames de sangue serão necessários.

Se a compatibilidade com o paciente for confirmada, você será consultado para decidir quanto à doação e seu atual estado de saúde será avaliado.

A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia geral e requer internação por mínimo de 24 horas. O Instituto Nacional de Câncer é o responsável pelo REDOME – Registro Brasileiro de Doares Voluntários de Medula Óssea.



Segundo a Associação Brasileira de Transplantes, de cada 10 famílias brasileiras potenciais doadoras, só uma é abordada e dessas, 60% recusam a doação.

Conforme a observação indica, a causa disso não é apenas egoísmo ou questão cultural, mas o nível de informação. Para Milton Glezer, coordenador da Organização de Procura de Órgãos do Hospital de Clínicas da USP e vice-diretor do Hospital Albert Einstein, embora se alegue com frequência o descontentamento com o sistema de saúde e motivos religiosos, a verdadeira causa é o desconhecimento sobre como é constatada a morte encefálica (vide matéria anterior, clique aqui).

Sites úteis:





É permitida a doação de medula entre pessoas com parentesco de até 4º grau (pais, irmãos, filhos, avós, tios e primos), entre cônjuges e até para não parentes. Doação entre menores de idade, só é permitida com autorização de ambos os pais ou responsáveis.

Atenção! Pessoas com deficientes mentais não podem ser doadores.

ADOTE A VIDA! SEJA DOADOR DE SANGUE E MEDULA!


Alessandra

Observação: Algumas informações também foram tiradas da cartilha impressa da Campanha Estadual pelas Doações de Órgãos para Transplantes no Meio Espírita, desenvolvida pela Associação de Divulgadores do Espiritismo do Paraná nos anos de 2004 e 2005.

Comentários

  1. Olá, bom dia!

    Acho importantíssimo esse tipo de campanha. Sou doadora de sangue e quero ainda me inscrever para ser doadora de medula também. Espero nunca sentir na pele a necessidade, para poder achar que a campanha seja válida. Quem sabe um dia poderei colaborar com alguém.

    Parabéns pela divulgação! Cada um pode fazer a sua parte...
    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu, boa tarde!
      Desculpe-me pela demora e obrigada pelo comentário!
      Também acredito que cada um pode fazer um pouquinho, infelizmente sangue não posso doar, não tenho o peso mínimo, mas quando alguém precisa posto no Facebook ...
      Bom final de tarde,
      Leleka

      Excluir
  2. LINK DO GRUPO: DOE SANGUE...SALVE VIDAS”, NO FACEBOOK!

    TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA É INDICADO PARA PACIENTES COM LEUCEMIA, LINFOMAS, ANEMIAS GRAVES, IMUNODEFICIÊNCIAS E OUTRAS 70 DOENÇAS RELACIONADAS AO SISTEMA SANGUÍNEO E IMUNOLÓGICO.

    http://www.facebook.com/groups/doesangue/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio Carlos,
      Obrigada pela dica e volte sempre!
      Leleka

      Excluir

Postar um comentário

Deixe um comentário, uma sugestão ou crítica.

Postagens mais visitadas deste blog

Escova inteligente, marroquina, egípcia e de chocolate.

FENG SHUI NO BANHEIRO OU LAVABO

Seguimentos da Hinode (Conheça os Produtos)