Tênis: a evolução e os cuidados

Crédito de Imagem: www.goertz.de


Os calçados surgiram na pré-história devido à necessidade de proteger os pés ao andar sobre terrenos ásperos e em condições climáticas desfavoráveis.

Ao longo do tempo, com a evolução humana, eles ganharam novas formas, materiais, cores, solados e funcionalidades, sendo que a sua utilização deixou de ser apenas a proteção para ser um elemento da moda e da tecnologia.

Dentre os diversos tipos de calçados o tênis destaca-se como o mais popular. Abaixo uma linha do tempo para demonstrar a evolução:

1969 => o tênis tornou-se um símbolo de descontração e jovialidade entre os jovens.
Década de 70 => os solados dos tênis sofreram grandes avanços, quando foram desenvolvidos os solados de poliuretano e solas compostas para tênis para caminhadas e corridas.
Década de 80 => a produção continuou evoluindo com o desenvolvimento de materiais como laminados, telas, lonas, peças pré-moldadas. Nessa época também foram desenvolvidos modernos componentes internos como palmilhas e forros flocados, tendo nos solados o seu maior foco, com a inclusão dos amortecedores e impulsionadores de movimentos.
Década de 90 => o tênis virou o centro das atenções. O uso de ligas de carbono, alumínio, desenhos sofisticados, inovações no sistema de ajuste do calçado ao pé e solados com muitos recursos transformaram o tênis em um bem de consumo e sua utilização passou a ser um item importante nos vestuários contemporâneos, sendo muitas vezes sinônimo de status, definindo classes sociais e estilos de vida.

Para atender esse novo público a indústria passou a se preocupar, além do design, com o conforto dos tênis.

O conforto do calçado é usualmente relacionado com os níveis de percepção do usuário e possui as seguintes características:

Extremamente leve, mantém os pés secos e levemente aquecidos, sem deixá-los molhados; inibe a pronação (rotação) excessiva do calcâneo, oferecendo maior estabilidade, absorve o impacto diminuindo as cargas nas articulações e após o seu uso não deixa marcas, bolhas e dores sobre as diferentes regiões dos pés.

Porém, apesar da evolução tecnológica do segmento, o consumidor brasileiro ainda não possui todas as informações necessárias na hora de escolher o tênis mais adequado para a prática de determinado esporte; a sua durabilidade; os materiais que o compõem e sua segurança etc.

Como o usuário de um tênis pode identificar o seu tipo de pisada para selecionar o mais adequado a ela?

Quando se descreve a pisada deve-se levar em consideração somente o aspecto dinâmico do caminhar, no qual ocorrem duas ações: rotação interna do calcâneo (pronação) e rotação externa do calcâneo (supinação). O uso de uma classificação postural estática para descrever o movimento da pisada é um erro.


O ideal é que o usuário procure um laboratório ou locais especializados que tenham capacidade real para avaliar sua pisada.

Atenção! As pesquisas mostram que o pé durante uma caminhada ou corrida aumenta de comprimento de 4 a 8 mm. É muito importante na hora da compra selecionar um modelo que tenha este espaço de folga.

Vale lembrar que cada modalidade esportiva tem suas características específicas, muitas vezes variando a superfície de apoio. Algumas modalidades apresentam calçados específicos como voleibol, basquetebol, futebol, corrida etc., porém, infelizmente, somente as grandes marcas apresentam esta classificação junto ao produto.

Diferenças entre o tênis infantil e o tênis Baby

A norma brasileira ABNT NBR 14834:2011 classifica os tênis de acordo com a sua numeração em:

Bebê - numeração de 14 a 19;
Pré-infanto - numeração de 20 a 23;
Infanto - numeração de 24 a 27;
Infanto- juvenil - numeração de 28 a 34.

Os calçados da linha Baby, para crianças que não caminham, apresenta um aspecto mais estético, mas devem ser confeccionados com materiais bem flexíveis e que não inibam os movimentos naturais dos pés. Já para a linha infantil, é importante usar materiais flexíveis e com solados que possam contribuir para a estabilidade e a aderência a superfície de apoio, evitando assim quedas.

Atenção! Pode existir migração de substâncias químicas, inclusive cancerígenas, em um tênis da linha baby que possam prejudicar a saúde do bebê quando levados à boca (fase oral do bebê).

A União Europeia estabeleceu um selo ecológico ao calçado, abordando uma série de critérios relativos à disposição adequada dos resíduos sólidos e tratamento de efluentes líquidos, em função da grande quantidade de substâncias químicas empregadas no beneficiamento do couro.

O consumidor brasileiro deve ter em mente que, antes de adquirir um calçado esportivo, é conveniente avaliar não só características como o design, preço, marca e cor, mas sobretudo características que lhe permita, em qualquer circunstância, proteger o seu pé sem prejudicá-lo ou causar-lhe qualquer dano. Para tanto, é necessário que o modelo do calçado esportivo escolhido seja adequado para as características intrínsecas do usuário e sua finalidade.

CONTATOS ÚTEIS

Inmetro:
http://www.inmetro.gov.br

Ouvidoria do Inmetro:
0800-285-1818 ou ouvidoria@inmetro.gov.br

Sugestão de produtos para análise:
http://www.inmetro.gov.br/consumidor/formContato.asp

Acidente de consumo:
http://www.inmetro.gov.br/consumidor/acidente_consumo.asp

Portal do Consumidor:
http://www.portaldoconsumidor.gov.br

Fórum Nacional de Combate à Pirataria e Ilegalidade – FNCP: http://www.forumcontrapirataria.org
Denuncie a Pirataria: 0800771 FNCP (3627)

Comentários

  1. olá Bom dia!

    Primeiramente queremos parabenizá-los pelo blog é muito interessante e com conteúdo ótimo.
    Percebemos que vc´s estão periodicamente postando seus links no Agrega Pais.
    Gostaria de convidá-los a ser nosso parceiro.
    é interessante para o agregador e também para o Blog, tendo em vista que a medida em que o blog trouxer visitas ao agregador recebe destaque na front page do Agrega Pais conforme ranking de parceiros.

    Cordialmente,

    Edna
    c2d3digitalbusiness@hotmail.com
    http://agregapais.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edna!
      Muito obrigada pelo elogio e convite, vamos nos cadastrar lá sim, pode deixar.
      Leleka

      Excluir
  2. Genteee existe algo que tenha mais conforto do que um tênis? aushduhasduhasudh
    Adorei a matéria, parabéns pelo blog. Não sabia dessa história aí do tênis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Crislaine, Feliz Páscoa!
      Concordo com você, não tem mesmo ... hahaha
      Obrigada pelo comentário, elogio e por participar do nosso sorteio.
      Sua inscrição foi aceita, verifique seu e-mail e boa sorte!
      Beijinhos,
      Leleka

      Excluir

Postar um comentário

Deixe um comentário, uma sugestão ou crítica.

Postagens mais visitadas deste blog

Escova inteligente, marroquina, egípcia e de chocolate.

FENG SHUI NO BANHEIRO OU LAVABO

Seguimentos da Hinode (Conheça os Produtos)