quinta-feira, 1 de março de 2012

O Presente e a Roupa de Batismo

Conforme dito na matéria anterior, o batizado é uma cerimônia religiosa, portanto não cabe aos padrinhos e convidados darem brinquedos para a criança nesta data.

O indicado é que deem medalhinhas, escapulário, imagens sagradas e outros símbolos religiosos que possam envolver o bebê num sentido de proteção.

Se quiser ser mais tradicional os itens de prata são os indicados: placas e utensílios alimentares feitos a partir de prata são os mais procurados.

Outro presente que acho legal e diferente é um Fotolivro, você pode fazer uma montagem com as fotos desde o nascimento até o batismo com textos sobre o batismo.

Alguns padrinhos e até mesmo avós dão uma soma em dinheiro, embora não seja o tradicional, acaba sendo um presente bem-vindo.

Há algumas regras que não são muito utilizadas aqui no Brasil, como por exemplo, de os pais darem um presente para os padrinhos, para retribuir o presente que os padrinhos darão para a criança.

Os convidados não são obrigados a trazer presentes, a menos que esta seja a primeira vez que vê o bebê. Se você já tiver dado um presente numa visita anterior na casa dos pais, você não é obrigado a trazer um presente adicional.

Dica: Evite livros espirituais ou versões da Bíblia para jovens leitores, estes são presentes comuns e pode haver duplicidade.

Roupas

A tradição diz que os padrinhos que devem comprar a roupa da criança batizada, porém, por uma questão de gosto, quando os pais da criança anunciarem a data da celebração os padrinhos devem apenas se oferecer para comprar as roupas, mesmo porque muitas vezes a roupa a ser utilizada é uma herança de família querida, transmitida de geração em geração.

A roupa da criança pode ser de QUALQUER cor, porém como o branco simboliza a PUREZA é o mais indicado.

Quanto aos convidados e padrinhos é esperado que se vistam adequadamente, isto é, que utilizem um traje formal, evitando roupas muito curtas ou decotadas.

Algumas família após a cerimônia oferecem um almoço para os mais íntimos ou emendam com o aniversario de 1 ano, como eu fiz com o meu 1º filho e não aconselho, fica muito cansativo para todos.

No 2º filho fomos almoçar numa churrascaria com os padrinhos e avós, foi bem mais tranquilo.

Espero ter ajudado e bom batizado !

Alessandra

2 comentários:

  1. achei otimo, estava cheia de duvidas e agora estou ciente do papel dos padrinhos.obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Ficamos felizes em poder ajudá-la.
      Obrigada,
      Leleka

      Excluir

Deixe um comentário, uma sugestão ou crítica.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...