Cartão de Crédito a prova de fraudes. Será?


O governo começa a segui-lo na maternidade

Conforme dito na matéria anterior, muitas pessoas não têm noção do volume de informações que o Estado, o sistema financeiro, o mercado e os patrões têm armazenado a seu respeito.

É uma minuciosa coleta de dados que começa quando o recém-nascido ainda dorme na maternidade e o cartório de registro civil já está processando sua certidão de nascimento, no cartório ficam arquivados os nomes dos pais e avós, o ano, mês, dia, hora e local do nascimento. Depois, para que o pai possa receber o auxílio-natalidade, o bebê faz sua entrada nos computadores da Dataprev, empresa que faz todo o trabalho de processamento de dados do INSS, este guarda além das informações constantes na certidão de nascimento outras informações, tais como: o estado de saúde dos pais, se são casados ou não, nome e inscrição no Conselho Regional de Medicina do médico que assistiu a gestante.

A partir do registro de nascimento, o Estado acompanhará os passos de cada pessoa. Na infância e adolescência, por meio dos prontuários dos postos de saúde, cadernetas de vacinação e históricos escolares da rede pública de ensino, onde ficam assinalados ano a ano, mês a mês, a avaliação do aluno em cada disciplina, seu comportamento e frequência às aulas. O envolvimento em qualquer ato antissocial ficará documentado para sempre nos prontuários judiciários.

Todos os bancos já fazem algum tipo de acompanhamento das contas de seus clientes e são essas análises que permitem, por exemplo, que se estabeleçam os limites dos cheques especiais e dos cartões de crédito.

O monitoramento eletrônico diário de uma pessoa pode começar no momento em que acorda, com o registro do serviço de despertador nos computadores da companhia telefônica local, que registra ainda hora, duração e número de todas as ligações interurbanas. No caso dos proprietários de telefones celulares, a identificação é feita até nas ligações locais. Prossegue durante o dia com as consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito ou ao Telecheque, quando se fazem compras.

E a mesma tecnologia que lhe permite ser atendido rapidamente no caixa do supermercado, com os preços registrados pela leitura óptica de códigos de barra, e pagar com cartões de crédito do próprio estabelecimento, pode servir também para fixar a marca do biscoito que você come no café da manhã. "Essas informações são marcas do comportamento individual. Tomadas isoladamente, significam muito pouco, analisadas em conjunto contam a vida de cada um em seus aspectos mais íntimos", diz Jean-Pierre Lemasson, psicólogo da Universidade de Quebec, no Canadá.

Visa CodeSure

Muita gente já teve cartão clonado, pensando nisto a Vista já está testando uma tecnologia chamada CodeSure, que promete acabar com isso.

Desde o seu desenvolvimento em 2009 a Visa e sua parceira Emue Technologies Pty Ltd., realizaram testes piloto com oito grandes bancos europeus e os seus clientes em vários países incluindo o Reino Unido, Itália, Israel, Turquia, Suíça e Alemanha.

O cartão conta com um visor alfanumérico, um teclado e uma bateria embutida.

Você vai digitar a sua senha no teclado do próprio cartão, este vai gerar uma senha temporária, exibida num pequeno visor do cartão. A senha temporária gerada é que você digitará na maquininha de onde estiver fazendo a compra para que esta seja autorizada.

O Visa CodeSure funciona em qualquer débito Visa, crédito, cartão pré-pago ou comercial.

Vamos combinar que é uma burocracia, mas se reduzir o risco de fraudes já estaremos no lucro.

Como o Brasil é sempre o último a receber as novidades tecnológicas ainda não sei quando este cartão chega aqui ...

Alessandra


Fontes de Pesquisa:

Comentários

  1. Seguindoo.
    Convido você a conhecer o meu blog ;)
    http://annereviews.blogspot.com/
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Matéria interessante! Parabens!! Sugestao para uma futura pauta, planos medicos.

    Bjs Wilsaaaunnnn.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilsaaaunnnn... você por aqui meu filho rsrs
      Sugestão aceita, deixa comigo, farei uma pesquisa e posto.
      Beijos,
      Alê

      Excluir

Postar um comentário

Deixe um comentário, uma sugestão ou crítica.

Postagens mais visitadas deste blog

Escova inteligente, marroquina, egípcia e de chocolate.

FENG SHUI NO BANHEIRO OU LAVABO

Seguimentos da Hinode (Conheça os Produtos)