segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Escova inteligente, marroquina, egípcia e de chocolate.


Na semana passada, o Fantástico (Globo) fez uma denúncia sobre o uso ilegal de formol para alisar cabelos, que é utilizado desde o ano de 2000, e mostrou o mal que isso pode fazer a saúde. 

Crédito da Imagem: tianjinwe.com

Em 2004, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) fez um alerta: “O formol foi classificado como um agente reconhecidamente cancerígeno”, afirma Ubirani Barros Otero, epidemiologista do Inca.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o formol está relacionado ao aparecimento de tumores no nariz, na boca, na faringe, na laringe e na traqueia. Também pode atacar o fígado já o câncer pode levar anos para aparecer.

Em concentração tóxica, o formol atinge o organismo de várias maneiras. Em contato com o couro cabeludo, ele provoca uma espécie de queimadura química. A pele fica irritada e, em resposta, o corpo aumenta a circulação de sangue naquela região.

O formol, também conhecido como formaldeído, penetra pela área ferida e cai diretamente na corrente sanguínea, se espalhando pelo corpo. Durante a aplicação nos cabelos, ele evapora e pode ser inalado por TODOS que estão no ambiente. A substância provoca irritação do nariz e da garganta. Em casos extremos, a pessoa pode ter uma laringite aguda e ficar sufocada.

Ao descer pelo organismo, causa ainda o fechamento da traqueia e dos brônquios, também dificultando a passagem de ar. Em casos extremos, o formol pode levar ao colapso da circulação. Isso acontece quando há uma dilatação geral do organismo. O coração é afetado e há uma queda de pressão. A pessoa pode entrar em choque e morrer.

Como não teve resultado em 2009 a Anvisa proibiu a venda de formol puro no país todo. Mesmo assim, ele continuou sendo usado agora com outros nomes: escova inteligente, marroquina, egípcia e de chocolate.

Atenção: Toda cabeleireira(o) sabe que tem formol no produto pelo cheiro e mulheres: 0,2% de formol não alisa cabelo. Se a mistura utilizada em seus cabelos alisar, é porque tem mais formol do que devia. Na quantidade de 0,2%, autorizada pela Anvisa, o formol atua apenas como conservante e não provoca riscos à saúde.

Muitos produtos são manipulados ou “batizados” no próprio salão de beleza e isso é considerado crime hediondo, mas a procura pelo cabelo liso gerou um mercado clandestino de venda de formol. Na internet, várias páginas oferecem a substância pura para ser usada em alisamentos.

Dica* O médico Luciano Barsanti explicou que existem quatro substâncias legalizadas que são usadas nesses tipos de alisamentos: hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, tioglicolato de amônia e hidróxido de guanidina. Essas quatro substâncias não fazem mal à saúde, desde que aplicadas corretamente e adequadamente. O cabeleireiro tem que seguir o rótulo do fabricante e preparar o produto na frente da cliente. Outro cuidado é indispensável: É importante e fundamental que seja feito o teste da mecha, com isso o profissional e a própria cliente têm a condição de saber se o cabelo recebe bem o produto e se ele não vai se danificar. 

Para cada tipo de cabelo, existe uma forma diferente de alisamento, com variações de aplicação, duração e preço:

Fios Crespos: o alisamento deve ser feito com hidróxido de sódio (pH 12). O produto é uma pasta branca, levemente amarelada, sem cheiro. A aplicação é feita com pincel e dura 30 minutos.

Fios Mistos: deve ser alisado com hidróxido de guanidina (pH 11). É um creme com óleo que precisa incluir massagem capilar. O tratamento dura 45 minutos.

Tanto o hidróxido de sódio quanto a guanidina vão deixar o cabelo crescer liso até 60 dias e enrola a partir da raiz até os 100 dias. Depois disso, volta a ficar crespo.

Fios Ondulados: podem ficar lisos com tioglicolato de amônia (pH 9), que vem em creme e é necessário passar a chapinha. O procedimento leva 1 hora. Este deixa os fios lisos até 150 dias. Com 180 dias, ele volta a crescer na raiz. A partir disso, fica crespo novamente.


Dicas pós-alisamento: usar xampu para cabelos secos ou alisados, aplicar leave-in diariamente, retocar o alisamento quando o cabelo crescer 5 cm, e somente na parte crescida.

ATENÇÃO GRÁVIDAS: mulheres grávidas ou em fase de amamentação não podem fazer nenhum procedimento químico capilar.

 Credito da Imagem: 21huazhuang.com

A minha primeira escova progressiva foi feita num salão da Zona Norte-SP e a cabeleireira fez todos os teste e utilizou a Guanidina, não tive nenhuma reação alérgica, pelo contrário, sai de lá feliz e fiquei com os cabelos lisos cerca de 6 meses.

Minha segunda e última foi frustrante, na verdade me senti enganada, pois foi me mostrado um frasco da Kérastase e disseram que o formol utilizado por eles estava dentro dos padrões permitidos.

Mal começou a passar o produto e já comecei a sentir falta de ar e ardência no couro cabeludo. Ao reclamar me deram uma toalha para colocar no rosto, ligaram o ventilador na minha cara e disseram que era tudo normal, pois bem, não aguentei e mandei retirar imediatamente, o produto foi retirado mas o cheiro forte permaneceu no meu nariz, meu couro cabeludo ficou vermelho, escamou e ficou dolorido cerca de 5 dias.

Como era final de semana mandei um e-mail para o SAC da Kérastase questionando se era normal eu estar com a cabeça toda dolorida, eis que recebo uma ligação informando que a Kérastase não trabalha com este tipo de produto, fiquei espantada e a moça muito educadamente vendo meu desespero explicou, de uma forma mais técnica, mas querendo dizer que o profissional tinha “batizado” o produto, ou seja, pegaram o creme hidratante de uma empresa séria, adicionam o formol e aplicam nos meus cabelos.

Cuidado pessoal ! Vamos dizer não ao formol !

Espero com esta matéria ter esclarecido um pouco suas dúvidas ...

Até a próxima,

Fonte de pesquisa: Fantástico

12 comentários:

  1. Nossa que interessante Alessandra, inclusive eu sempre pesquiso muito sobre o uso do formol, e...realmente em alguns casos são usados de forma inapropriada...Mas eu Gostei muito desse post e realmente com toda sinceridade só aqui com esse post eu fui entender melhor porque eu vi a matéria no fantástico... mas não entendi muita coisa então procurei saber mais, e por fim encontrei um ótimo post falando sobre....Adorei muito !
    Matheus
    http://amaralstarlight.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Matheus, fiquei muito honrada em saber que pude esclarecer este assunto para você !
      Beijinhos
      Leleka

      Excluir
  2. Bom mesmo é não alisar os cabelos e ser feliz :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, os meus cabelos são ondulados, porém, como tenho muito cabelo, ele arma, sou contra o alisamento, só queria mesmo abaixar o volume.
      Quando encontrar um produto que faça isto posto uma resenha, prometo !
      Beijinhos
      Leleka

      Excluir
  3. Eu vi essa reportagem. muito boa!
    Seguindo aqui.
    Bjo

    http://sempreglamm.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cibele, obrigada !
      Já estou te seguindo também ...
      Beijinhos
      Leleka

      Excluir
  4. Olá flor,
    Adorei conhecer aqui viu e achei esse post bem bacana :D
    Estou te seguindo e ficarei muito feliz se você puder retribuir!
    Te convido a conhecer o LoLa! e espero que goste ^^
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, que bom que gostou !
      Com certeza já visitei, gostei e retribui.
      Beijinhos
      Leleka

      Excluir
  5. Nossa q ruim q sua segunda vez de escova foi frustante. Nunca fiz nenhuma no meu cabelo pq já faço descoloração então acho mta química, e tb ja é meio liso dai só uso chapinha mesmo. Mas ja ouvi dizer de mta gente q teve problemas com o formol e tem algumas pessoas q usam mesmo proibido. =X
    Tenha uma boa quinta-feira ;)
    by: Veve Pink
    http://portal-pattys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Muito Obrigada pelo seu comentário e volte sempre.
      Ótimo final de 5ª feira para você também!
      Ah, já estou seguindo seu blog ...
      Beijinhos

      Excluir
  6. o fato de sua segunda scova ter sido frustante não significa que tdo salão são desonesto eu mesma faço progressiva em meu cabelo a mais de 2 anos sempre com a mesma profissional e nunca tive qualquer reação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Com certeza, tanto que na 1ª escova não tive qualquer reação ...
      Apenas fiz a matéria para servir de alerta.
      Obrigada pelo comentário,
      Leleka

      Excluir

Deixe um comentário, uma sugestão ou crítica.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...