quarta-feira, 4 de abril de 2012

Cabelo e as dúvidas mais frequentes

 

Descubra se você é uma pessoa antenada no que diz respeito

aos cuidados e à beleza dos seus fios...


Cerveja e limão são muito bons para o cabelo, aonde?

Se você os aplicar diretamente no couro cabeludo vai ressecar não só ele como também as fibras do cabelo. É melhor incluí-los apenas na sua “dieta alimentar” e olhe lá. rsrs

Ovo cru no cabelo poroso é excelente para hidratá-lo?

A lecitina da gema do ovo protege contra a desidratação, mas ao lavar o cabelo o resultado não é nada positivo, pois a clara se adere de tal forma que é quase impossível retirá-la. É melhor incluir o ovo apenas em sua dieta e não em seu ritual de beleza.

Máscara de iogurte no cabelo o deixará sedoso?

O iogurte é muito bom para o cuidado do cabelo, mas não quando aplicado sobre ele, e sim como parte de sua alimentação diária porque acrescenta proteínas importantes à dieta.

Basta tomar dois litros de água por dia que se consegue um cabelo brilhante e radiante?

A água ajuda a manter a pele saudável e jovem já que proporciona a renovação celular e também colabora para a beleza dos fios. No entanto, você deve ter uma alimentação equilibrada, com proteínas, vitaminas, carboidratos e gorduras, pois a água por si só não tem todos os nutrientes necessários para seu corpo, pele e cabelos.

Pentear o cabelo cem vezes por dia é benéfico?

Pentear em excesso pode fazer com que o cabelo se quebre, caia e perca seus óleos naturais deixando-o seco e opaco. Por isso você deve penteá-lo somente quando for necessário ou 1 vez ao dia, antes de dormir.

Tingir constantemente deixa os cabelos brancos?

O processo de despigmentação é independente ao de coloração; a perda de pigmentos ocorre com o passar do tempo e é hereditária, não é causada pela tintura.


Aparar o cabelo todos os meses acelera o crescimento?

O corte serve apenas para retirar as pontas danificadas dos fios, mas não acelera o crescimento. Cortado ou não, o cabelo cresce cerca de 1 cm por mês.
Cortar o cabelo na lua cheia deixa o volume maior?

Acreditava-se que o que era bom para as plantas servia para o cabelo. Seguir as fases da lua é uma dessas crenças. Mas a ciência não comprovou relação entre o cabelo e o calendário lunar.

Mas eu vou contra, pois quando nos depilamos na lua crescente os pelos crescem bem mais rápido, concordam?

Lavar o cabelo todo dia faz os fios caírem mais?

Lavar o cabelo ajuda a tirar a oleosidade e não provoca queda. Os fios que vão embora durante a lavagem já iriam cair de qualquer forma, porque estavam em fase de queda.

Elástico, tiara e boné podem causar a queda dos fios?

Prender os cabelos com frequência e muita força pode levar a um processo de queda chamado de alopecia de tração. Então, evite amarrar os fios todos os dias e só use elásticos, fivelas e tiaras nas mechas secas!

Vestir boné não provoca queda de cabelo. Mas quem não tira o boné da cabeça o dia inteiro pode ter caspa e oleosidade excessiva no couro cabeludo. Isso, sim, pode favorecer a queda dos fios!

Lavar a cabeça menstruada faz mal?

Não há problema em estar menstruada e lavar os cabelos. Nesse período os hormônios fazem a oleosidade dos fios aumentar. Por isso, muitas mulheres sentem que precisam lavar o cabelo mais vezes. Porém se não estiver se sentindo bem, por experiência própria, não lave.

O cabelo cresce mais no verão?

O sol estimula a produção de alguns hormônios, como a melatonina. Eles estimulam o cabelo e aceleram o crescimento dos fios.
Anestesia depois do parto provoca queda de fios?

Não é a anestesia, mas os hormônios femininos que o corpo produz após o parto que provocam uma queda intensa de cabelo.

Deixar de secar o cabelo logo depois do banho faz os fios caírem?

Deixar o cabelo molhado não o faz cair. Se fosse assim, os nadadores, que permanecem horas seguidas dentro da água, seriam todos carecas!


O mar reduz a oleosidade?

O sal e o sol podem ajudar a diminuir a oleosidade. Mas cuidado com os excessos.

O contato prolongado da água do mar com os cabelos pode causar danos irreversíveis à camada proteica que protege o fio, chamada cutícula. Estes danos são mais rápidos e mais intensos quando os cabelos já foram submetidos anteriormente a procedimentos químicos, como tinturas e alisamentos, por exemplo, ou são expostos frequentemente a elevadas temperaturas, como “escovas” e uso de “chapinha”.

Sem a proteção natural proporcionada pela cutícula, o fio fica mais suscetível aos fatores nocivos ambientais, como radiação ultravioleta e vento, que são capazes de causar alterações químicas no interior das fibras capilares, tornando os fios quebradiços, sem brilho e difíceis de pentear.

Portanto, não só a pele precisa de cuidados especiais na praia, mas é fundamental proteger e tratar também os cabelos. A melhor maneira é evitar a exposição direta ao sol, o que também previne os danos solares sobre a pele. É importante reduzir o tempo de contato com água salgada.

Como tratamento, principalmente para cabelos mais sensíveis, recomenda-se o uso de condicionadores, seja na forma de leave-in ou com enxágue. Além disso, evite deixar os cabelos soltos ao vento, e muito cuidado ao pentear e desembaraçar os fios, pois eles ficam ainda mais frágeis quando molhados.

Retirar um fio de cabelo branco faz dois nascerem?

Os fios brancos ficam mais frequentes com o passar dos anos. Depois que você descobrir o primeiro fio branco no seu cabelo, conforme-se, porque outros aparecerão.

Chá de camomila clareia o cabelo?

Sim, o chá de camomila clareia os fios, mas não é um descolorante. Funciona só em quem tem fios claros e quer evidenciá-los.

Espero que estas dicas tenham servido para vocês!

Na próxima matéria escrevo sobre shampoo, condicionador, cremes ...

Até lá,


Fonte de Pesquisa:

10 comentários:

  1. Excelente blog! Só a título de curiosidade há um agregador de conteúdos chamado TPM Links - Tudo para mulheres, super bacana, uma ótima forma de divulgar seu site.
    http://www.tpmlinks.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata, bom dia!
      Muito Obrigada pelo elogio e dica ...
      Está acontecendo um sorteio aqui no Blog, se quiser participar preencha o formulário constante na matéria: 1º Sorteio no Blog da Família Frota Guedes. Aguardo você!
      Beijinhos,
      Leleka

      Excluir
  2. Excelentes informações... nem me fale de cabelos brancos, desde a adolescência sofro com eles e é bem verdade, depois que o primeiro surge...paciência!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bom Dia e Feliz Páscoa!
      Muito Obrigada pelo elogio...os meus estão começando agora, ainda estou no lucro, rsrs.
      Está acontecendo um sorteio aqui no Blog, se quiser participar preencha o formulário constante na matéria: 1º Sorteio no Blog da Família Frota Guedes. Aguardo você!
      Beijinhos,
      Leleka

      Excluir
  3. Olha gosto muito de artigos que falam sobre mitos e verdades seu post é bem completo parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michel, Feliz Páscoa para você e todos os seus!
      Que bom tê-lo novamente por aqui ...
      Tenho mais alguns mitos e verdades para postar, fique de olho.
      Leleka

      Excluir
  4. Ótima matéria, tem boas dicas

    Lívia Neto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lívia!
      Obrigada pelo comentário e boa semana para você.
      Leleka

      Excluir
  5. Gostei mais desta matéria, por que tirei algumas duvidas, aprendi coisas que nao sabia! beijos e obrigada ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila,
      Que bom que aprendeu coisas novas aqui no nosso blog, ficamos felizes!
      Está acontecendo um sorteio aqui no Blog, se quiser participar preencha o formulário constante na matéria: 1º Sorteio no Blog da Família Frota Guedes. Aguardo você!
      Beijinhos,
      Leleka

      Excluir

Deixe um comentário, uma sugestão ou crítica.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...