quinta-feira, 12 de abril de 2012

O sono e as crianças em idade escolar

É de pequeno que se aprende a dormir bem!

Até os 3 anos de idade, uma criança precisa dormir 10 horas a cada noite. Em idade escolar, a criança deve descansar por 9 horas e um adolescente, 9 horas e 30 minutos.

Dormir não é capricho, nem preguiça. A falta de sono pode trazer consequências sérias a longo prazo. É preciso mudar os hábitos e estabelecer horas para repousar.

ATENÇÃO! Até os 5 anos de idade a criança deve ter superado o problema de insônia, caso contrário, terá mais probabilidade de apresentar distúrbios de sono pelo resto da vida, ao contrário da que sempre dormiu bem.

Uma criança que não dorme bem fica irritada e agitada. Os professores percebem um comportamento hiperativo, o que altera a desempenho acadêmico e dificulta o aprendizado. Ela não vai querer participar das brincadeiras e jogos com os amigos.

Já o adolescente vai manifestar claramente uma sonolência diurna. Ele não consegue prestar atenção na aula, vai pedir para faltar, apresentar notas ruins e evitar exercícios físicos.

Para a Academia Americana de Medicina do Sono, o ideal é que aquelas em idade pré-escolar durmam, em média, 11 horas por noite. Um novo estudo realizado pelas Universidades da Califórnia e Washington, nos Estados Unidos, revelou que crianças até 4 anos que dormem menos de 10 horas por noite têm duas vezes mais chances de terem sobrepeso ou se tornarem obesas cinco anos mais tarde.

Quando o sono não é bom, a tendência é comer mais para compensar a falta de energia. Com isso, inicia-se o ciclo: falta de sono, mais ingestão de alimento, pouca disposição para atividades físicas e obesidade. Além disso, é durante o sono que é liberado o hormônio do crescimento. Se não dormir o tempo necessário, poderá haver déficit de crescimento.

Pesquisadores da Universidade de Helsinki, na Finlândia, mostraram que crianças que dormem menos de 7,7 horas têm maiores níveis de hiperatividade, déficit de atenção e impulsividade.

Outro estudo feito com crianças entre 6 e 7 anos de idade mostrou que aquelas crianças que dormiam após as 21 horas, no máximo 8 horas por noite e que ainda tinham maus hábitos tinham problemas no aprendizado da língua, da gramática e da escrita; aspectos estes básicos para a compreensão de textos e de comunicação.

O correto é que uma criança em idade escolar faça todas as atividades extras (balé, futebol, judô, natação, ...) até as 17 horas, após este horário já fica muito próximo da hora de dormir e com certeza a criança não vai pegar no sono rápido, pois ela ainda estará agitada por conta da atividade exercida.

Outro detalhe de extrema importância é o horário da janta, este também deve ser feito com pelo menos 2 horas de antecedência, antes do horário de dormir, criança com a barriga cheia também demora mais para pegar no sono.

Segundo o neurologista Flávio Alóe, coordenador do laboratório do sono do Hospital das Clínicas de SP, comer muito e rápido à noite, muito perto da hora de ir dormir, traz desconforto físico, podendo ocasionar pesadelo e isto vale até para os adultos.

Abaixo algumas perguntas e respostas que muitas mães fazem:

1. TV e computador atrapalham o sono da criança?

Trocar horas de sono para realizar “atividades” como: assistir a um filme até tarde, passar a madrugada em chats na internet, perder o horário só para tentar atingir a última fase do jogo de um videogame, entre outros; pode não provocar nenhum mal a curto prazo, porém, se a prática tornar-se um hábito, a saúde de crianças e jovens pode ser diretamente afetada: o déficit de crescimento é um dos riscos. É o que explica Márcia Pradella Hallinan, neurologista e chefe do setor de crianças e adolescentes do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Os pais devem tirar a criança ou o adolescente da frente do monitor (TV ou computador) uma hora antes de dormir, pois assim que começa a escurecer, ocorre à liberação da melatonina, hormônio que ajuda a iniciar e a manter o sono. Se houver algum estimulo luminoso, essa liberação é prejudicada. Por consequência, o repouso também. O ideal para ajudar a dormir é uma leitura, com foco de luz voltado para o livro.

Um filme de terror ou um jogo violento pode criar ansiedade, deixar a pessoa mais alerta quando ela deveria estar relaxada. Ao dormir, trabalhamos as memórias daquilo que vivemos no dia anterior ao sonho. Se você trabalhar uma memória estressante, ela pode se transformar em um pesadelo. Às vezes, ao ter um pesadelo, a pessoa acorda com taquicardia, suor, palidez. Para que isso tudo aconteça, o organismo gasta muito mais energia, quando ele deveria estar descansando. Quem acorda assustado, leva mais tempo para dormir novamente, fazendo com o que o sono perca a qualidade e fique fragmentado.

Não é indicado que as crianças ou os jovens tenham TV ou computador em seu quarto. Quanto maior a disponibilidade dessas novas tecnologias, mais os pais têm que impor uma maneira saudável de administração. Só não devemos esperar que as próprias crianças saibam seus limites.

2. A criança deve dormir quando quiser?

"Até os dez anos de idade, a criança deve ter disciplina. Disciplina é o regulador dos horários e, em consequência, do sono", diz a psicóloga infantil Anna Esther Cunio.

Segundo o pediatra Luiz Vicente Ferreira da Silva, a repetição da rotina acalma a criança e não deixa outros elementos interferirem bruscamente no ritmo biológico.

3. Criança só precisa dormir à tarde no primeiro ano de vida?

Os especialistas acham saudável o sono após o almoço e indicam que o rendimento da criança à tarde é melhor devido a isso. E desmistificam: a criança que dorme à tarde não perde o sono da noite.

A quantidade de horas, no máximo duas horas, deve ser determinada pelos pais, de acordo com o desempenho do filho à tarde.

4. Dormir com gato ou cachorro faz mal ao sono da criança?

O pediatra Fábio Ancona Lopez diz que a presença de animal no quarto ou na cama cria ou agrava problemas respiratórios e alérgicos, como asma, tosse e rinite, devido aos pelos.

Segundo a pediatra Denise Kanarek, o animal suja-se de dia e, muitas vezes, não é lavado à noite, o que propicia doenças, como toxoplasmose (transmitida por gatos) e toxocaríase (por cães).

Fácio Ancona lembra que a relação de dependência da criança com alguma coisa para dormir (chamada de objeto de "transição") deve ser com brinquedo de plástico, de preferência; não é recomendado bicho de pelúcia, pois também dá alergia.



Nós seguimos todas estas regras e somos mal vistos pela sociedade, mas para nós o que importa é que estamos fazendo o que é certo e não o que os outros acham que devemos fazer ...

Espero que tenham gostado da matéria!

Alessandra

Fontes de Pesquisa:
Cultura y Educación

4 comentários:

  1. Parabéns pelo post, sofro de insonia desde bebe, naquela época nem se discutia problemas ou que seria, sofro demais até hoje, as vezes me da um estado de nervo de querer dormir e não conseguir que choro a noite toda, já tomei calmantes e fiz tratamento mas não resolveu, como as dosagens foram aumentando, decidi parar e não me viciar, pois no fundo não era um sono bom. Que os pais fiquem atentos a esse problema sempre.

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    1. Olá Patricia,
      As crianças das fotos são meus filhos ... o mais velho sempre foi uma preocupação para nós, não dorme "o normal" desde que nasceu.
      O que percebemos é que tanto faz nós o colocarmos na cama as 20horas como as 23horas que ele sempre irá dormir até no máximo as 7horas.
      Então a regra é no máximo as 20h30 ele vai para o quarto tentar dormir, assim temos a certeza que dorme o mínimo suficiente.
      E esta história de que nós deveríamos "cansá-lo" para dormir melhor é lenda ... quanto mais agitado pior.
      Também tentamos dar remédio, mas como percebemos que não funcionava cortei com 3 dias de uso, nem quando toma antialérgico tem sono rsrsrs.
      Obrigada pelo comentário,
      Leleka

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  2. Oi,vim conhecer seu Blog,amei e já estou super seguindo,parabêns por seu cantinho e muito sucesso aqui!

    Te convido para conhecer meu Blog e se gostar e poder seguir também,será muito bem vinda,sinta-se em casa!

    Ah,tem 2 sorteios no Blog,participa!

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    Respostas
    1. Olá Maria ...
      Obrigada e seu cantinho também é show, adorei e também já estou seguindo ...
      Beijinhos e boa semana para você!
      Leleka

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