Afinal, para que serve o bicarbonato de sódio?

A maioria das pessoas têm bicarbonato de sódio em casa, mas poucos sabem tudo o que é possível fazer com aquele pó branco de gosto estranho que, muitas vezes, fica esquecido no armário.

Bicarbonato de sódio = produto de limpeza natural

Se utilizado na faxina, você verá que ele não deixa resíduos irritantes ou prejudiciais à saúde, não suja rios e outras fontes de água onde o esgoto é descartado.

O químico industrial Ubiracir Fernades, esclareceu porque esta substância limpa algumas sujeiras sem poluir o meio ambiente:

“Quando usamos o bicarbonato de sódio para tirar uma sujeira ácida, ela se transforma em um sal solúvel em água. Além do sal, outro subproduto da reação é o gás carbônico, que também é um resíduo não nocivo ao organismo humano nem ao meio ambiente.”

Bicarbonato na alimentação e saúde

Higienizando as hortaliças: limpe frutas e vegetais usando uma mistura de bicarbonato de sódio e água para remover a sujeira. Depois enxágue com água corrente.

Substituindo o fermento: substitua o fermento por bicarbonato usando um pouco mais do que a medida original da receita. O bicarbonato costuma realçar a cor dos bolos, especialmente os de chocolate.

Clareando os dentes: deixe um pote contendo bicarbonato no armário do banheiro, você pode colocar apenas uma pequena pitada de bicarbonato sobre o creme dental e escovar os dentes normalmente.

Combatendo aftas e cáries: faça um bochecho com uma pitada da substância para meio copo de água. O bicarbonato neutraliza a acidez da boca que contribui para o aparecimento de aftas e cáries, mas o contato direto com o pó pode agravar as lesões.

Aliviando azia e má digestão: tome um copo de água misturado com uma colher de café de bicarbonato de sódio. Pessoas hipertensas, no entanto, precisam usar esta receita com cuidado, pois a mistura da solução de bicarbonato e água com os ácidos do estômago resulta na formação de sal. Além disso, causa gases inevitáveis.

Advertências

O bicarbonato de sódio é contraindicado em pacientes com edemas. Não é recomendado como antídoto depois da ingestão de ácidos minerais fortes; em pacientes com alcalose metabólica, perda de cloretos devido a vômitos, hipocalcemia, toxemia de gestação, disfunção renal ou hipertensos.

Se necessário o uso em gestante, a quantidade de sódio que se absorve pode causar edema e aumento de peso devido a ser absorvido sistematicamente. Não se deve administrar antiácido em crianças menores de 6 anos. Deve ser usado com cuidados especiais em pacientes com lesão ou insuficiência renal, com histórico de retenção de sódio.


Bicarbonato para limpeza e faxina


Limpando utensílios impregnados com cheiro de café: tanto cafeteiras como garrafas térmicas podem ser limpas usando quatro colheres de sopa de bicarbonato diluídas em dois litros de água fervente. Derrame a solução sobre os utensílios e, depois que esfriarem, enxágue bem.

Deixando as superfícies de aço inox mais brilhantes: prepare uma pasta acrescentando álcool ao pó de bicarbonato de sódio até que a mistura fique com uma textura pastosa, porém dissolvida. Depois, derrame a pasta sobre a superfície e, com um pano macio, limpe suavemente acompanhando o acabamento (não limpe em círculos, pois pode marcar). Se preferir uma limpeza ainda mais suave, prepare uma solução contendo uma colher de sopa cheia de bicarbonato de sódio diluída em um copo de 200 ml de água. Com um pano umedecido na solução ou uma esponja macia, limpe superfícies de aço inoxidável e veja como brilham mais.

Limpando utensílios feitos de inox: dissolva apenas uma colher de bicarbonato de sódio em um litro de água. Deixe os utensílios de molho por 30 minutos, depois enxágue normalmente e seque com um pano limpo para evitar manchas.

Desentupindo o cano da pia: para desentupir o cano da pia, coloque duas colheres de bicarbonato de sódio dentro do ralo e derrame água quente até que todo o pó escorra. Caso necessário, repita a operação.

Limpando o forno e o fogão: para retirar as crostas de sujeira queimada do forno e do fogão, espalhe uma camada fina de pó de amoníaco em toda a superfície que precisa ser limpa e deixe agir por cerca de duas horas. Depois, passe um pano embebido em solução de água e bicarbonato (uma parte de bicarbonato para duas de água) e finalize passando um pano seco.

Atenção! O forno ou o fogão devem estar frios para a realização dessa limpeza.

Evitando que micro-organismos se proliferem na esponja da cozinha: deixe-a de molho em um pote (do tamanho de um pote de margarina) com água e duas colheres de sopa de bicarbonato. O ideal é guardar a esponja sempre limpa e seca.

Limpando as velas dos filtros de barro: esfregue o pó sobre as velas e depois enxague bem. A limpeza neste caso é promovida pelo atrito entre a vela e o bicarbonato. Porém, se você usar o sal, que é mais granulado, a limpeza será ainda mais eficiente.

Amolecendo sujeiras incrustadas de sua lata de lixo: adicione 4 colheres de bicarbonato em 5 litros de água fervente. Deixe a lata de lixo de molho até a água esfriar, depois esfregue com uma escova apropriada. O mau cheiro também vai embora.

Limpando pia, bidê e vaso sanitário: faça uma pasta concentrada de limão e bicarbonato, depois, com uma escova apropriada, esfregue a louça do banheiro para remover o limo acumulado.

Tirando o mofo: polvilhe bicarbonato de sódio sobre um pano úmido e passe sobre as superfícies mofadas do banheiro. Faça isso logo que notar a presença do mofo, assim você evita manchas.

Servindo como desodorizante de tapetes e carpetes: basta polvilhar o pó de bicarbonato, deixar agir por duas horas e usar um aspirador para retirar o pó que deverá ter absorvido os maus odores.

Limpando pisos: misture meia xícara de vinagre, três colheres de sopa de bicarbonato e 1 colher de amaciante (para aromatizar) em um balde com água. Essa medida é suficiente para limpar o piso de um apartamento médio, deixando-o desinfetado e cheiroso.

Resolvendo o problema de mau cheiro nos ralos: misture bicarbonato de sódio e vinagre em partes iguais e derrame a mistura sobre os ralos.

Espero que estas dicas de limpeza da casa sejam testadas e principalmente utilizadas. Se todos fizerem um pouco, teremos um planeta mais limpo!

Até mais,

Alessandra

Fonte de Pesquisa: Bbel Uol




Comentários

  1. Olá,
    Excelentes dicas.
    Obrigada por divulgar.
    Seguindo...
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beth, bom dia!
      Eu que agradeço o comentário ...
      Tenha uma boa semana,
      Leleka

      Excluir
    2. adorei as dicas,ba oque que esse bagulho nao faz kkkkkk..

      Excluir
  2. Maravilhosas as dicas, conhecia algumas, mas a maioria ainda não, parabéns pelo texto,
    http://cantinhodavanderleia.blogspot.com.br/2012/04/18-esmaltacao-selinho.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Vanderléia!
      Que bom que pode aprender novas dicas, sempre é útil!
      Obrigada e volte sempre,
      Leleka

      Excluir
  3. Gostei muito dessa materia, pq sempre ouvi falar do bicarbonato, mas na realidade não sabia em que ele seria usado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, Bom Dia!
      Que bom que encontrou as respostas no nosso blog.
      Obrigada pelo comentário e verifique seu e-mail, te encaminhei as informações sobre o sorteio.
      Beijinhos,
      Leleka

      Excluir
  4. “Gostei mais desta matéria, por que a maioria das pessoas, assim como eu, não sabe que este produto tem tantas utilidades! É incrível, até para clarear os dentes!? O.o Demais. São dicas fáceis e de ótima ajuda no nosso dia a dia. Adorei!”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Allana,
      Concordo com você, informação e dica nunca é demais.
      Sua inscrição foi aceita, verifique seu e-mail e boa sorte!
      Tenha um bom final de tarde,
      Leleka

      Excluir
  5. ola! gostei das imformações

    ResponderExcluir
  6. olá são informações úteis adorei
    mas goataria de saber de tbm é possível clarear as axilas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Seria aconselhável procurar um dermatologista, neste caso.
      Obrigada,
      Leleka

      Excluir
  7. Adorei tem uma filha com asma e sofria muito quando limpava a casa com produtos de limpeza!adorei!

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada pelas dicas estão me ajudando muito !!!

    ResponderExcluir
  9. Qual a diferença entre o bicarbonato indústrial aquele que compramos na casa da química e o de cozinha?

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, gostaria de saber se posso usar o bicarbonato de amônia para essas receitas ou tem que ser somente o de sódio? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, gostaria de saber se posso usar o bicarbonato de amonia no lugar do de sódio,desde já agradeço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe um comentário, uma sugestão ou crítica.

Postagens mais visitadas deste blog

Escova inteligente, marroquina, egípcia e de chocolate.

FENG SHUI NO BANHEIRO OU LAVABO

Seguimentos da Hinode (Conheça os Produtos)